16/11/18

Dia Nacional do Escritor de Cordel será celebrado em Caruaru na 3ª Expo Cordel neste sábado


O dia 19 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Escritor de Cordel, em Caruaru será comemorado neste sábado, dia 17, na 3ª edição da EXPO CORDEL, na Casa do Cordel que fica no Polo Cultural da Estação Ferroviária. 

Nelson Lima, um dos idealizadores do evento, explica que a Expo Cordel tem a premissa de enaltecer a produção da literatura popular em Caruaru. “Durante a Expo Cordel, celebra-se o Dia do Poeta Cordelista, que é 19 de novembro. Assim, a gente procura valorizar não só a arte em si, mas também os produtores desses conteúdos”, comenta.

A programação começa pela manhã, às 10h num ato solene, quando será abordado o dia e o homenageado, que este ano é o mestre Dila. Em seguida o público terá acesso a uma feira com artigos como cordéis, Cds, xilogravuras, livros, lançamentos e autógrafos. Na sequencia tem o "Microfone Aberto", onde os participantes podem expressar livremente sua arte e ao meio dia um sarapatel.

À tarde, 15 horas, a palestra com o professor e historiador Walmiré Dimeron: "A Literatura de Cordel é o novo Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro". Logo após é retomado o "Microfone Aberto" encerrando no final da tarde. 

O grande encerramento acontece às 20 horas com teatro e música. O Grupo de Cordel Encena apresentando o esquete "Vingança de Matuto", o texto é do poeta Zé da Luz, com direção de Edmilson Leite, no elenco: Phabio Merley, Edmilson Leite, Rafael Costa e Jefferson Moisés. Às 20:30 tem o grupo Forró e Cavaco fechando em grande estilo o evento.

A ExpoCordel é uma realização da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Caruaru, através da Fundação de Cultura e Turismo.

Nenhum comentário: