01/02/19

Ivete Parabéns!

Hoje é o aniversário de Ivete Cairo, que celebra 77 anos de vida, sendo 65 destes dedicado a cultura popular. Ivete é uma das homenageadas do Carnaval de Caruaru deste ano.
Funcionária pública na Fundação de Cultura e Turismo, tem muitas histórias nos carnavais de rua, com o Bloco de Zé de Inês e desfile de escolas de samba, troças e agremiações carnavalescas como o Clube Misto Vassourinhas em Folia, o Motoristas, o Sapateiros, o tradicional Bloco de Cacho de Coco, As Divinas e Maravilhosas, além de carros alegóricos, desde as décadas de 60 e 70.
Ivete é da velha guarda do São JoãoIvete é responsável pela confecção das bandeirolas que enfeitam a cidade no período junino.
Ivete das festividades nos bairros organizadas pelas emissoras de rádio Difusora e Cultura, que incentivavam ornamentação das ruas e das palhoças. Da época dos primeiros “Concurso de Quadrilhas” que começavam nos bairros e a final era na praça Coronel João Guilherme. Passando a ser chamado depois de “Campeonato de Quadrilhas na Roça”.
A história conta que a década de 60 se passava e esta festa era cada vez mais consolidada, contando com apoio, também, dos departamentos municipais de Educação e de Turismo, mas, principalmente, com a participação popular, que atendia aos apelos dos comunicadores das rádios.
Ivete sempre se emociona relembrando esse passado em que cantava e dançava. Ela ainda hoje canta e dança entre os amigos.
Ivete foi também homenageada em 2016, na Estação Ferroviária, na Casa dos Artistas.
Ivete dos Carnavais de Rua, com o Bloco de Zé de Inei na década de 50 e desfile de Escolas de Samba, Troças e Agremiações Carnavalescas como o Clube Misto Vassourinhas em Folia, o Motoristas, o Sapateiros, O tradicional Bloco de Cacho de Coco, As Divinas e Maravilhosas. Os Carros Alegóricos, e no natal o Pastoril.
Ivete esteve nas caravanas organizadas por Ivan Bulhões (“São João Sem Limites”) e Lídio Cavalcanti (“Agreste em Festa”). Viu surgir palhoças e palhoções, casas de shows, um incremento maior na av. Rui Barbosa, Largo da Coletoria, Festival de Fogueteiros e Baloeiros, depois chegando até o Pátio do Espaço Cultural Tancredo Neves, Drilhas, Comidas Gigantes, etc.,
Nesta mesma época também participou de peças teatrais com Diva Pacheco,
inclusive da Paixão de Cristo.
A vida deixou no passado grandes momentos em que ela gosta de relembrar, mas no presente Ivete tem alguns sonhos ainda não alcançados, como por exemplo reformar a casa onde mora, para que consiga ao menos nesta fase ter um melhor conforto e segurança, ou seja, morar com dignidade mínima possível, ao menos isso.

Nenhum comentário: