15/02/19

Mais rigor na contratação de artistas



Documento que requer maior rigor na contratação de artistas pelo Poder Público é aprovado em segunda votação na Casa

Foi aprovado, também em segunda discussão, o Projeto de Lei, de autoria do vereador Daniel Lula Finizola (PT), que proíbe o uso dos recursos públicos para a contratação de artistas que incentivem a violência ou o desrespeito às mulheres, à população negra e à comunidade LGBTQ+.

Saiba mais:


GLS (Gays, Lésbicas e Simpatizantes) era frequentemente utilizado no Brasil para categorizar produtos, serviços e até eventos como “espaços gays”. A ABGLT (Associação Brasileira LGBT) acredita que o termo GLS é excludente porque ignora diversas orientações sexuais e identidades de gênero, além de colocar o ‘protagonismo’, de certa forma, nos gays.

Há alguns anos a sigla LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travesti e Transsexuais) passou a ser adotada, por englobar também bissexuais, travestis e transexuais e trouxe o L, de lésbica, como letra inicial para destacar a desigualdade de gênero que também diferencia homossexuais femininas e masculinos.

Nosso blogue pesquisou outros termos e siglas, confira:

LGBT: Atualmente o termo LGBT é o mais utilizado, representando: lésbicas, gay, bissexuais, travestis e transsexuais. O termo foi aprovado no Brasil em 2008 em uma conferência nacional para debater os direitos humanos e políticas públicas de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transsexuais.

LGBTQ+: Pode significar muitas coisas; não é sobre uma orientação sexual específica ou identidade de gênero, é sobre se identificar como algumas das letras da sigla, mas também fazer parte de todas elas. Engloba todas as orientações e identidades, sem se especificar em apenas uma delas.
al.

Lésbica: Mulheres que sentem atração romântica ou sexual por outras mulheres.

Gay: Homens que sentem atração romântica ou sexual por homens. O termo também pode ser utilizado para mulheres homossexuais.

Bisexual: Pessoas que sentem atração (afetiva ou sexual) por ambos os sexos.
Transgênero: Pessoas que não se identificam com seu sexo biológico e estão em trânsito entre gêneros.

Transsexual: São pessoas que se identificam com um sexo diferente do seu nascimento. Por exemplo: uma pessoa que nasceu homem, mas se identifica como mulher, é uma mulher transgênero.

Queer: Pode ser considerado um termo “guarda-chuva”, englobando minorias sexuais e de gênero que não são heterossexuais ou cisgênero.

Intersex: É uma variação de características sexuais que incluem cromossomos ou orgãos genitais que não permitem que a pessoa seja distintamente identificada como masculino ou feminino.

Assexual: É a falta de atração sexual, ou falta de interesse em atividades sexuais — pode ser considerado a “falta” de orientação sexual.

Aliado: São pessoas que se consideram parceiras da comunidade LGBTQ+.

Pansexual: É a atração sexual ou romântica por qualquer sexo ou identidade de gênero.

Nenhum comentário: