28/02/19

Saudade no Coração por Divanilson Galindo*


Hoje é um dia daqueles que bate aquela Saudade no Coração como diz o Poeta Herlon Cavalcanti: Reginaldo Melo era uma pessoa que tinha seu jeito simples de ser, mas sempre uma forma coletiva de pensar.

Deus assim levou meu companheiro e amigo Professor Reginaldo para recitar poesia lá no céu na data de hoje ou posso dizer amanhã, pois foi no dia 29 de fevereiro que não está esse ano no calendário, todos os anos nesta data costumo plantar uma muda de árvore. Pois a ligação de Reginaldo e o Amor ao meio ambiente fazia de Reginaldo um gigante e resistente. 

De fato para aqueles que não conheceram um pouco de Reginaldo ele era um defensor dos menos favorecidos Militante de esquerda, amigo que conheci na Vila Kennedy, quando eu ainda criança ia jogar Bola no SENAI passava ali na RUA D 09, Reginaldo da Associação dos Moradores da Vila Kennedy, dos times de handebol, Reginaldo um homem que lutou constantemente por uma sociedade justa, Melo nasceu no dia 30 de junho de 1947, em Palmares-PE.

Começou o contato com lideranças políticas aos 17 anos, quando conheceu Miguel Arraes e Bruno Maranhão. Foi aluno de Paulo Freire e atuou ao lado de líderes como Gregório Bezerra e Cajá. 


Regi vivenciou intensamente o período do Regime Militar, contrapondo-se ao sistema autoritário e lutando em prol da democracia. Ele era professor graduado em Educação Física e Ciências Sociais, especialista em Sociologia e Psicologia Aplicada às Relações Humanas. Além da militância política, Reginaldo Melo também se dedicou à literatura de cordel, à cultura e ao Meio Ambiente. Foi um dos fundadores da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel (ACLC) e como ambientalista, foi vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) e representante do Fonasc, CBH em Pernambuco. 

Nesta data de hoje lembro o Reginaldo Guerreiro que jamais será esquecido dos nossos corações. Pela a maneira de acreditar numa sociedade civil que jamais deixasse de lutar por seus direitos e uma Caruaru bem mais humanizada e melhor. 


Se você no dia 01/03/2019 Quiser lembrar do querido professor pode saber que ele desejava que lembrasse dele com certeza, mas de preferência plantando uma muda de árvore. Que os bons exemplos de humildade e perseverança deixados por Reginaldo Melo prossiga em nossa cidade!! 

Reginaldo Melo, um ser planetário que agia local mas pensava global.
Reginaldo sempre ensinou uma coisa compartilhar.
Reginaldo está vivo com certeza em nossos corações.

Divanilson Galindo
*É militante Político, Graduado em Tecnologias e Consultor de Negócios.

Nenhum comentário: