05/03/19

Evangelismo no Carnaval

Há 21 anos o "Jesus é bom a bessa", da JOCUM, evangeliza no Carnaval de Ouro Preto
A tradição antiga era apenas dos chamados Retiros Espirituais, quando cristãos "se retiravam" durante os dias do Carnaval para oração e meditação na Palavra. Ao longo dos anos várias agências missionárias começaram a organizar ações evangelísticas nos focos da festa de momo, e nesse sentido, aos poucos, as igrejas também começaram a "sair" e "avançar" em vez de "retirar".

Atualmente são muitos blocos e ações acontecendo praticamente em todo Brasil. Confira um pouco do que está acontecendo esse ano:

SILAS MALAFAIA - Vitória em Cristo


No fim do culto desde último domingo (3), o Pastor Silas Malafaia anunciou uma novidade em sua igreja que surpreendeu a muitos fiéis da Assembléia de Deus Vitória em Cristo. O Pastor de uma que já foi a mais tradicional das igrejas, apresentou a bateria escola de samba de sua própria igreja e a pôs para tocar dentro do culto antes do fim.

Antes da apresentação Silas Malafaia explicou que o grupo era composto por pessoas de sua igreja que aprenderam com mestre escola de samba para que pudessem se apresentar com perfeição. Malafaia contou que o grupo na verdade seria uma estratégia de evangelismo da igreja para ganhar almas.

Ele contou que no ano de 2018, mandou o grupo a primeira vez na rua no carnaval e cerca de 500 pessoas aceitaram Jesus ou voltaram pra igreja. O Bloco de Carnaval chamado de Reação, tem até dançarinas e pessoas que fazem teatro enquanto o grupo toca. Depois do fim do culto de carnaval, o grupo vai as proximidades os eventos de carnaval do Rio para tocar e pregar.

Malafaia permitiu que o grupo se apresentasse dentro da igreja e os membros caíram no samba e pareceram gostar muito da novidade. Antes de orar pelo grupo abençoando sua ida a rua, Silas Malafaia deu uma dura em internautas que assistiam pela internet o culto e comentaram negativamente.


O pastor fez questão de dizer que quem está criticando é “fariseu, religioso e está sentado com a bunda no sofá sem fazer nada”, esses foram os termos do pastor já exaltado. Ele ainda afirmou que a “língua do falador não vale mais que alma do pecador” e que por isso,não iria se intimidar com os comentários críticos a atitude de coloca um bloco de carnaval na rua. Malafaia ainda ressaltou a habilidade dos músicos do bloco que foram evangelizar debaixo de chuva e estando passíveis de enfrentar todo o tipo de reação das pessoas na rua.Ele incentivou e abençoou o grupo.
(fonte: gospelgeral.com.br)


SOU CHEIO DE AMOR (Batista)

Quem disse que evangélico não curte Carnaval não sabe de nada. o Bloco Sou Cheio de Amor, da Igreja Batista Central da Barra (IBC Barra), leva mais de 5 mil cristãos entre crianças, jovens, adultos e idosos. O repertório tem música gospel em ritmo de axé, samba e pagode comandados pela banda Cheio de Amor, montada pelos próprios fiéis.

Esta será a sexta edição. O coordenador do evento é o pastor Josias Andrade, em parceria com o Ministério de Ação Social da IBC Barra, que arrecarda alimentos de quem participa e doa às 12 instituições sociais apoiadas pela igreja.

O Bloco sai com trios elétricos, e apoio do grupo Águias de Cristo, motociclistas  que levam a mensagem de Jesus através de auxílio ao próximo.


COMO A IDEIA DO BLOCO EVANGÉLICO NASCEU 

Segundo Andrade, o bloco Sou Cheio de Amor surgiu da necessidade de tocar as pessoas com palavras otimistas e de fé, especialmente em uma época como o Carnaval. A proposta não é inédita, em outras partes do Brasil essa iniciativa já acontece, mas é uma novidade aqui para a região do Recreio e Barra.
-A ideia é levar uma mensagem de esperança às ruas, de irmos ao encontro das pessoas  – diz ele.
(fonte utilitaonline.com.br)

Chamado de Deus



O  bloco de Carnaval evangélico de São Paulo vai para a festa ao som de músicas gospel no ritmo de samba. Para Silvia Fagá, uma das fundadoras, a missão do bloco representa o chamado de Deus para os cristãos “IDE é ir pra rua, pregar o evangelho, amar e levar a paz ao próximo. Normalmente, os evangélicos ficam mais reclusos no Carnaval por não se encaixarem na forma como as pessoas celebram a data ou com medo de pecarem. Vamos levar a mensagem de Deus para as ruas e ainda assim mostrar que somos alegres e divertidos”

Em sua estreia, o IDE traz um samba-enredo que aborda a história de Jesus, criado por três personagens famosos no mundo do samba: o bispo e intérprete Glauco Leão, que já foi passista da escola de samba Mangueira; Dymys Gil, ex-membro do grupo de pagode 100 Compromisso carinhosamente conhecido como pastor do samba; e Daniel Renovado, renomado cantor e compositor gospel.
O samba é pouco escutado nas igrejas. As mais jovens já aceitam o movimento, já nas mais tradicionais ainda há uma certa resistência. Na África, as músicas dos cultos refletem a cultura deles e aqui quase não usamos o nosso ritmo mais tradicional, o samba. Nosso bloco é um marco nesse sentido”, explica Fagá.
(jmnoticia.com.br)

BLOCO SAL DA TERRA (Bahia)

Em todas as edições do bloco Sal da Terra, o domingo de Carnaval sempre é um dia muito especial, pois uma multidão ocupa as ruas do Pelourinho e a pescaria é grande. Em 2019 não foi diferente. No meio da multidão que se espremia as ruas estreitas do Circuito Batatinha, o exército do Senhor abria caminho anunciando a salvação com bandeiras, danças, percussão e muito louvor. A cada dia de Impacto de Carnaval, o bloco marcha pelas ruas com a autoridade e determinação de quem já tem a posse do lugar.

No palco da Praça da Fé o teatro infantil atraiu uma multidão de crianças e adultos para assistir a programação. O mais interessante é que nesse momento o bloco ainda está no desfile e os soldados não acompanham as atividades, mas a praça fica lotada. É tanta gente sedenta da Palavra de Deus! As apresentações contaram com o reforço do ministério de teatro Elohim, Boca na Rua e do Pastor Beto e Char. Foi uma festa.


A Igreja de Cristo não se opõe à busca de alegria e paz por parte das pessoas que vão ao carnaval. Muito pelo contrário, ela está compromissada com Deus a levar a mensagem da verdadeira Paz ao Carnaval, de modo que haja uma transformação genuína no coração das pessoas, a ponto de não haver mais espaço para violência na vida delas, mas para restauração de caráter, conforme a Bíblia (Ef 4:24a29).
Com as pessoas tocadas pela mensagem do Evangelho do Senhor Jesus, a própria sociedade será em cheio beneficiada, com significativa queda no número de homicídios, acidentes de trânsito, assaltos, estupros, prostituição de menores, gravidez não planejada e dependentes químicos, além de folgar o atendimento nos hospitais.

Enquanto as pessoas buscam usufruir de um momento oportuno de alegria e paz no Carnaval, mesmo com a precária estrutsocial: ser a luz do mundo e o sal da terra (Mt 5:13e14).
No período da noite, o cantor Cid Guerreiro fez um show muito animado. É lindo ver a transformação que Deus faz nas pessoas. Aquele cantor irreverente que se apresentava nos carnavais de Salvador e em programas de televisão se tornou um adorador de coração quebrantado. “Antes eu tocava em um palco, mas agora, apesar de parecer um palco, aqui é um altar”. E agradeceu a Deus por estar de volta para tocar na Praça da Sé, só que com outro objetivo. “Eu te agradeço, Pai, por tocar de novo na Praça da Sé não só para trazer a alegria como fazia antes, mas para ser instrumento para que as pessoas possam te conhecer”. Ao final do show, o cantor convidou percussionistas da banda Sal da Terra e a celebração foi ainda maior.  Muitas vidas aceitaram a Jesus e experimentaram milagres.

No fim do evento, uma novidade. Subiu ao palco a banda feminina de percussão do bloco Sal da Terra. As guerreiras fizeram muito bonito regidas por Juliana Pereira, uma jovem que já ministra com extravagância ao Senhor. O povo compareceu atraído pelo som de adoração da nossa terra, brasileiros e estrangeiros como um só povo em coreografias adoraram Aquele que vive para sempre. Aleluia!

O Impacto de Carnaval conta hoje com a participação de 36 equipes nas mais diversas áreas de atuação, entre elas estão: Transporte, Teatro, Sopro, Som e Iluminação, Informática, Folheto, Creche, Evangelismo Infantil e Evangelismo Estrangeiro.

(www.saldaterra.art.br)

BLOCO DA IGREJA DO AMOR (OLINDA)


JOVENS COM UMA MISSÃO

Há 21 anos, JOCUM Contagem lidera a iniciativa a evangelizar em Ouro Preto, que possui uma das mais antigas festas de carnaval do Brasil.

Gente do Brasil inteiro vem a Ouro Preto em busca da folia, e das festas organizadas pelas repúblicas estudantis, quase 300, na cidade. Nossa turma vai as ruas anunciando a Jesus e a alegria que não acaba.

Este ano o impacto reuniu aproximadamente 500 participantes. Além do Bloco, grupos espalharam-se fazendo evangelismo usando apresentações artísticas. No último dia de trabalho a igreja onde era feita o aconselhamento dos foliões estava lotada de pessoas que tinham tomado uma decisão de seguir a Jesus.
ASSISTA:




Nenhum comentário: