06/04/19

Pintura e história: A grafitagem como resgate histórico das “Memórias de Agrestina”


Quem passa pela Rua João Guilherme, em Agrestina, é surpreendido por uma obra de arte na parede da igreja matriz, Paróquia de Santo Antônio. A pintura, que contrasta com o vai e vem da rotina da cidade e chama a atenção das pessoas, é uma extensão do projeto da Secretaria de Cultura e Turismo, “Memórias de Agrestina”, que tem o intuito de resgatar a história do município. 

Memórias de Agrestina, como o próprio nome do projeto sugere, é uma ação que possui o objetivo de rememorar o passado vivido naquela localidade, e proporcionar aos que não viveram, a arte da imaginação, entrelaçando, dessa forma, novas vidas com a herança deixada por gerações anteriores. As histórias do passado podem unir os moradores, desenvolvendo o sentimento de pertencimento com a sua comunidade e grupo social. 


O responsável por esse encontro e experiência humanizadora é o artista, Gerson José, e a técnica por ele utilizada é a grafitagem, uma forma de manifestação artística nos espaços públicos. A pintura, que encontrou aprovação pela paróquia, traz a própria igreja como composição, além de outros elementos que constituem uma fotografia antiga da época, a feira livre e os antigos casarões. A escolha do local para a grafitagem se deu pela importância do prédio histórico, além de ser um local de fácil acesso para a disseminação da informação visual.

“Esta é uma ação que visa manter viva a história de Agrestina, trazendo os dias de ontem para os jovens que não vivenciaram essa experiência fisicamente. A fotografia, a pintura, a história, a cultura, é uma forma de proporcionar esse encontro”, comentou o secretário de Cultura e Turismo de Agrestina, Josenildo Santos.

Nenhum comentário: