31/07/19

Alberes Lopes faz discurso de encerramento em evento na China

Secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação representou Pernambuco e a região 
nordestina em evento realizado na cidade de Fuzhou
O secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação estadual, Alberes Lopes, foi convidado para fazer o discurso de encerramento, nesta quarta-feira (31), do Seminário de Intercâmbio para Empreendedores Brasileiros em 2019. Ele está em Fuzhou, na Província de Fujian, na China, representando o governo de Pernambuco e o Nordeste. A China é o maior parceiro comercial do Brasil há dez anos, mas quer ampliar as parcerias institucionais com o Nordeste, o que permitiu um diálogo mais aberto diante de assuntos nas áreas de comércio, turismo, energia renovável, cultura e educação. “Para nós, é uma honra estar neste País milenar que abre as portas para investir no Nordeste brasileiro”, disse o secretário.

Em discurso, Alberes agradeceu, em nome do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, pelo convite para participar de um evento que reúne grandes nomes do Brasil e do Nordeste que estiveram presentes e dispostos a aprender e a realizar novos empreendimentos. 

 “Somos um mundo em construção, como esta cidade de Fuzhou, que sempre evolui e se mantém como importante centro comercial e cultural da História. É experimentando que nós fazemos o mundo, percebendo que o futuro se cria no hoje e no ontem. Por isso, enfatizo a riqueza deste seminário, onde pudemos discutir desafios e enxergar oportunidades de negócios entre órgãos governamentais brasileiros e chineses, o que será muito positivo para nós”, afirmou. 

Segundo Alberes, o encontro de empreendedorismo e negócios chamou a atenção em muitos aspectos. Entre eles, por exemplo, o secretário destacou a admiração por encontrar um país que usa a tecnologia e o conhecimento para acelerar obras de edifícios, levantar um prédio de 20 andares em até 90 horas.

Da visita que ele fez ao país chinês, ele ressaltou: “eu e minha equipe enxergamos muitas possibilidades de parcerias, especialmente nesse novo cenário mundial que se apresenta com muitos desafios e algumas instabilidades econômicas no mundo”. 

O secretário lembrou que, em Fuzhou, chegou a visitar o Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM). O instituto mantém relações de interação entre empresários chineses e países de língua portuguesa, apresentando vantagens de negócios e investimentos, que o possibilitou apresentar o potencial de exportação de alguns produtos pernambucanos, como foi o caso dos cafés especiais das cidades interioranas de Triunfo e Taquaritinga do Norte, bem como a cachaça produzida nos municípios pernambucanos de Triunfo, Chã Grande e Vitória de Santo Antão.
O Plano de Trabalho de Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Nordeste, firmado entre os nove governadores da região, incluindo o governador Paulo Câmara, foi um dos temas presentes no discurso do secretário. No documento assinado pelo governador Paulo Câmara e os outros representantes estaduais, está previsto a construção de uma agenda internacional, e a criação de uma central de compras que visa reduzir os custos na aquisição de bens e serviços em diversas áreas da administração pública, alcançando economia importante para os cofres públicos.

Para finalizar o seu discurso, Alberes Lopes pontuou: “levamos muito aprendizado da China, apostamos em parcerias que visem o desenvolvimento sustentável, as conquistas sociais, os ganhos econômicos e o respeito ao meio ambiente”.


Confira na Íntegra o Discurso:


É com muita alegria que faço, hoje, esse discurso de agradecimento por estar aqui, em Fuzhou, na Província de Fujian, na República Popular da China, como representante de Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, no Seminário de Intercâmbio para Empreendedores Brasileiros em 2019. 
Em nome do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, agradeço o convite para participar deste evento com tantas pessoas especiais do Brasil e do Nordeste, autoridades e parceiros que vieram dispostos a aprender e a realizar novos empreendimentos.
Somos um mundo em construção, como esta cidade de Fuzhou, que sempre evolui e se mantém como importante centro comercial e cultural da História. É experimentando que nós fazemos o mundo, percebendo que o futuro se cria no hoje e no ontem.
Por isso, enfatizo a riqueza deste seminário, onde pudemos discutir desafios e enxergar oportunidades de negócios entre órgãos governamentais brasileiros e chineses, o que será muito positivo para nós.
O governador Paulo Câmara tem incentivado sempre esse diálogo com a China, o intercâmbio, a cooperação nas áreas de comércio, turismo, energia renovável, cultura e educação.
Para nós, é uma honra estar neste País milenar que abre as portas para investir no Nordeste brasileiro. 
A China é o maior parceiro comercial do Brasil há dez anos e, por isso mesmo, agradeço pela oportunidade de participar desse seminário, de aprender sobre a cultura da China, sobre a economia, sobre os costumes. 
Observei tudo como muita admiração e parabenizo a organização do evento pela receptividade, pelo carinho que receberam os brasileiros e os nordestinos. 
Nesse encontro de empreendedorismo, me encantei em várias ocasiões. Entre elas, destaco a admiração por ver como este país usar a tecnologia e o conhecimento para levantar um prédio de 20 andares em até 90 horas.  
Eu e minha equipe também ficamos encantados com as cidades que visitamos, desde a tecnologia aos costumes, à gentileza e 
à gastronomia exuberante. 
Enxergamos muitas possibilidades de parcerias, especialmente nesse novo cenário mundial que se apresenta com muitos desafios e algumas instabilidades econômicas no mundo.   
Foi com alegria que visitamos, em Fuzhou, o Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM). Um espaço que mantém relações de interação entre empresários chineses e países de língua portuguesa, apresentando vantagens de negócios e investimentos. 
No instituto, também pudemos apresentar o potencial de exportação de alguns produtos pernambucanos. Destaco, por exemplo, os cafés especiais das cidades interioranas de Triunfo e Taquaritinga do Norte, bem como a cachaça produzida nos municípios pernambucanos de Triunfo, Chã Grande e Vitória de Santo Antão.
Pudemos falar um pouco sobre Pernambuco, que tem um dos portos mais estratégicos do Brasil, o de Suape, localizado nos municípios de Ipojuca e do Cabo de Santo Agostinho. 
O Nordeste brasileiro definiu, na última segunda-feira, o Plano de Trabalho de Consórcio Interestadual de Desenvolvimento. O documento, redigido na presença dos governadores da região, aponta as primeiras ações que serão realizadas nos próximos 12 meses pela associação dos Estados, como a criação de uma central única de compras. 
O governador Paulo Câmara pontuou que a atuação consorciada contribuirá para a aceleração do crescimento da região, vai fazer a região nordestina criar condições de crescer mais rápido e diminuir as desigualdades. 
Esse consórcio nordestino prevê a construção de uma agenda internacional, a busca de parcerias institucionais e temos esperança de ter a China como grande parceira do Nordeste e de Pernambuco, que vive um momento importante com os investidores chineses.
Uma das coisas que me chamou muito a atenção foi conhecer a Empresa do Grupo Alibaba, que vai chegar ao faturamento de 1 trilhão de dólares, e se tornou conhecida como facilitadora de negócios. 
Estou mencionando alguns pontos somente para mostrar meu encanto e enfatizar que os dois países podem ter ganhos mútuos trabalhando em conjunto e realizando intercâmbios.
O governador Paulo Câmara deseja que troquemos experiências na busca de inovações econômicas, sociais e ambientais. 
Levamos muito aprendizado da China, apostamos em parcerias que visem o desenvolvimento sustentável, as conquistas sociais, os ganhos econômicos e o respeito ao meio ambiente. 
Torcemos que o gigante asiático consiga enfrentar os desafios econômicos impostos pela nova ordem mundial. O escritor francês Antoine de Exupery diz que o verdadeiro homem mede a sua força quando se defronta com o obstáculo. Por isso, tenho certeza que vocês vão enfrentá-lo com firmeza, criatividade e sabedoria. 
Tem uma frase do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire que também diz o seguinte: “a alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. Ensinar e aprender não se dá fora da procura, não se dá fora da boniteza e da alegria”. 
Obrigado, portanto, por todo esse aprendizado, por essa boniteza e por essa alegria que vimos por aqui. Tem uma expressão que usamos em Pernambuco que diz o seguinte: foi massa!



Nenhum comentário: