23/07/19

Evento na antiga Estação Ferroviária marca o dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha


Na próxima quinta, 25, acontece o II Encontro das Mulheres de Terreiros de Caruaru, promovido pela Irmandade Elekô, tem como tema para  esse ano, Axé, a Força que nos Une. 

O Encontro tem como objetivo inserir a programação do encontro no calendário da  cidade para as comemorações nas vivências alusivas ao Dia 25 de julho, data esta de grande simbolismo para as Mulheres Negras. A data em 1992 com a realização do 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, em Santo Domingo, na República Dominicana e com a criação da Rede de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, foi definido como Dia da Mulher Afro-latino-americana e Caribenha.

Aqui no Brasil, desde 2014 este dia é celebrado como o Dia de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, pois vivenciar o 25 de julho representa o reconhecimento e a valorização das lutas do Feminismo Negro que compreende o racismo como fenômeno estrutural de nossas sociedades que precisa ser enfrentado e combatido.

Nesse sentido, a Irmandade Elekô, coletivo afro-religioso, vem para contribuir com estas lutas, entre outras ações, por meio do nosso encontro anual, o qual é pensado e desenvolvido por mulheres de axé, negras e não negras, que buscam fomentar o debate em um espaço que aporte discussões e ações para contribuirmos com o processo de superação do racismo, da intolerância religiosa e das desigualdades de gênero.

O Encontro será realizado no dia 25 de julho de 2019, das 18:00 às 22:00
na  Estação Ferroviária no Galpão Espaço Dandara.

Nenhum comentário: