![]() |
Parte da turma do Forme |
O secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, participou, nesta segunda-feira (17), do encerramento do Programa de Formação Empreendedora (Forme) em Caruaru. A ação beneficiou empreendedores, fortalecendo habilidades e conhecimentos dos participantes, ampliando a visão de oportunidades de mercado, bem como utilização de boas práticas na gestão com o plano de negócio.
O programa foi realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), em parceria com o Secretária do Trabalho, Emprego e Qualificação. Também estiveram presentes no evento a secretária executiva da Seteq, Adriana Queiroz, Gislaine Nunes (Sebrae), Ropely Silva (Fecomércio) e Rosângela Maria (EREM Nelson Carvalho).
![]() |
Aluna do Forme, Dalcione Silva |
Os alunos do Forme foram desafiados pela professora Ilda Morais, com um objetivo de criar uma empresa voltada para inovação de empresas criativas. Dalcione Silva (34), uma das alunas, criou uma empresa e deu o nome de "Braquinha do Nordeste", uma comedoria voltada ao curso Cria, realizando atividades como compra e vendas direta e indireta de produtos, como Dindin Gourmet, Amendoim, Cocada, entre outros. O objetivo dela é garantir o bem estar da comunidade e dos clientes, levando os produtores diretamente a eles, ajudando em uma melhor performance.
"O curso foi desafiador, porque eu sou esteticista, pensava que o curso iria me dar um embasamento para área. E quando eu chego no Cria, não era nada do que eu pensava. Tive que montar uma empresa fora da caixa, totalmente diferente do que eu pensava. A palavra chave para esse curso foi desafio, saí da minha zona de conforto e fui aprendendo." Disse Dalcione, aluna do curso Cria.
Segundo Alberes Lopes, o Forme foi pensando exclusivamente para Caruaru por conta da vocação empreendedora da cidade. "Eu disse: nós vamos fazer esse curso em Caruaru porque Caruaru já tem uma vocação empreendedora e falta essa qualificação de excelência que fazemos, em parceria com a Fecomércio, com Sistema S, que têm escolas de referência no mundo. Essa qualificação vai ajudar a incentivar os empreendedores que têm vocação e isso só nos dá alegria, poder fazer parte desse momento de cada um", afirmou Alberes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário