Já se passaram dois anos da morte dele, conhecido como "Rei da Comédia", Lewis é um dos maiores comediantes de todos os tempos chegando a figurar na lista dos candidatos a recebe o Nobel da Paz em 1977. Lewis ganhou vários prêmios pelas suas atuações, como American Comedy Awards, Golden Camera, Los Angeles Film Critics Association e do Festival de Venice. Além disso, possui duas estrelas na Calçada da Fama. Em 2005, recebeu o Governors Award da Academia de Artes e Ciências Televisivas.
O escritor brasileiro Dias Campos homenageou Jerry Lewis através de um romance: A promessa e a fantasia.
O autor faz Jerry Lewis compartilhar com outros ícones nesta trama: Stan Laurel e Oliver Hardy (O Gordo e O Magro), Gene Kelly (o astro de Dançando na Chuva), e Cesária Évora (A Diva dos Pés Descalços).
SINOPSE do livro A promessa e a fantasia.
Ser fã de Jerry Lewis não bastava. Era preciso mostrar a ele, e ao mundo, a idolatria que do peito do autor explodia. Daí a ideia de um romance por meio do qual esse sentimento se faria universal. E mais de quatro anos foram necessários até a conclusão de A promessa e a fantasia.
Cinco adolescentes brasileiros decidiram que suas férias seriam inesquecíveis. Assim, depois que curtissem alguns dias no Ceará, no nordeste do Brasil, partiriam para Praia, a capital de Cabo Verde. Lá, além de saborearem todas as delícias que o arquipélago lhes reservava, Cristiane, a mais descolada do grupo, tentaria realizar o seu maior sonho: conhecer Cesária Évora, A Diva dos Pés Descalços. Em seguida, tomariam um esplendoroso cruzeiro e rumariam para a África do Sul, terminando a viagem por entre os safáris ecológicos e a realeza hoteleira.
Ao chegarem a Cabo Verde, o destino lhes conduzirá a António, um garoto de nove anos, atilado, considerado o melhor guia mirim da cidade e afilhado de Cesária Évora, a Rainha da Morna.
António, em sua pureza infantil, tem uma namoradinha, Maria Cristina, em cujo corpo foi diagnosticada a leucemia mieloide crônica, câncer que a consome rapidamente.
Maria Cristina tem um avô, o velho Ibraltino, que foi o responsável por transmitir a ela e a António o amor por Jerry Lewis. Condoído pela doença da neta, mas apenas no intuito de animá-la, seu Ibra lhes relembra uma promessa que fizera: o trio homenageará o seu ídolo por meio de uma silhueta em que ele seria retratado chegando ao céu. Depois a levarão para os Estados Unidos e a entregarão pessoalmente ao comediante.
Como Maria Cristina não quer ver o avô sofrendo, pede para António assumir a promessa às escondidas. O garoto se compromete com uma certeza toda sua, mas só depois se pergunta como e quando poderia cumpri-la. Caindo em si, desespera-se. Só lhe resta, então, pedir fervorosamente em oração para que Deus lhe conceda ajuda. E a fantasia se apresenta: a dupla Stan Laurel e Oliver Hardy, O Gordo e O Magro, vem do céu em seu auxílio.
É claro que esses pseudo-heróis só poderiam implicar trapalhadas. No entanto, ambos percebem que os brasileiros e António podem se ajudar: este, conseguindo um encontro com Cesária Évora; aqueles, fazendo a silhueta e levando o guri consigo para entregá-la a Jerry Lewis, pois pensavam que o passeio terminaria na terra do Tio Sam.
Dias Campos é escritor, colunista, advogado (SP) |
Durante a viagem, as belezas de Cabo Verde serão esmiuçadas, incluindo o fantástico trabalho de proteção às tartarugas marinhas; o romantismo se fará ouvir aos adolescentes; as patetices dos humoristas do outro mundo permearão várias situações; outros artistas do passado, a exemplo de Gene Kelly e de Pat Morita (o eterno Sr. Miyagi), virão ajudar António; e o cruzeiro não será as mil maravilhas que todos idealizaram, pois os piratas de hoje não comungarão com o ideal de paz dos passageiros.
No epílogo, há participações especiais de Oprah Winfrey e Tom Hanks.
Os adolescentes encontrarão suas caras-metades? Maria Cristina ficará curada? António conseguirá cumprir a sua promessa? Só se pode afiançar que A promessa e a fantasia é um romance que faz rir e chorar de emoção.
Saiba mais AQUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário