A ideia de Cultura e Cidadania nasceu como coluna semanal no site do Jornal de Caruaru em fevereiro de 2013.
![]() |
Jénerson Alves e Urbano Silva |
Valdez deu boas vindas em nome da Casa dos Artistas e Olegário em nome da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel. Raudênio foi o primeiro a declamar e Severino Melo, vice presidente da Academia foi envolvido numa prosa na mesa sobre literatura de cordel com Jénerson Alves ao lado de professor Urbano.
![]() |
Anderson do Pife, Fábio Duarte, Joanatan Richard e Lindenberg Roseno |
A poetisa Conceição declamou um poema sobre a revista, Jénerson e Urbano dialogaram sobre a cultura através do olhar sociológico na história, sobre a música folclórica brasileira e uma de suas mais antigas tradições: o Pife. Neste momento vem caminhando e tocando da Casa do Pife a banda de Pífe Nossa Senhora das Graças, sob os aplausos dos presentes, já foi “botando pegado”. Além de Clébson o Marcos Wendell flaram sobre dados históricos da banda.
![]() |
Havia naqueles anos o habito de se encontrarem na Estação, aos sábados, isso facilitou... |
Urbano e Jénerson voltaram ao diálogo sobre aspectos do artista e o ator e diretor Severino Florêncio falou sobre teatro, ator, realidade e ilusão do mundo artístico. Na oportunidade foi citado o aniversário de Florêncio (dia 5), mas já sendo expressados os votos.
![]() |
...a presença de personalidades artistas de todos os segmentos estarem juntos. |
Ao ser lembrado o dia 5, dia de fundação do Boi Tira-Teima, veio de lá da Centro Cultural e Casa do Boi Tira-Teima o som da batucada do Boi, com seus personagens dançando e distribuindo a revista para o público. O diálogo passou a ser sobre folguedos, festas, brincadeiras, e Roberto Gercino conversa com o público sobre a resistência do Boi com completava naquele ano 93 anos de atividades, uma tradição familiar de três gerações.
![]() |
Dona Lindaura - foto: Preggo |
Anderson do Pife fez uma homenagem a matriarca, dona Lindaura, ela recebeu das mãos do Mateus (personagem caracterizado) uma pintura e, o fotógrafo Antônio Preggo entra em cena, no mesmo clima de emoção abordando sua experiência no registro fotográfico e relação com a família do Boi. Dona Lindaura nos deixou recentemente.
![]() |
Bandinhas de Pífano (Anderson e Zé do Estado Mirim) com apresentação de grupo de capoeira Angola (Alexandre) foto: Preggo |
Naquela histórica tarde de sábado apareceu o som de um birimbau tocando… como que querendo participar da conversa. Jovens capoeiristas com Alexandre N’golo fez uma performance com o grupo junto com os pifeiros, acompanhado do talentoso Lucas do Acordeon.
Ilustres fazedores de cultura, como o poeta Paulo Pereira, a atriz Arari Marrocos fundadora do TEA), o presidente da União Beneficiente dos Artistas, José Marcolino, a doutora e militante social Lucimary Passos, Giderson Tenório, Gabriela Kolpinits (A cigana contadora de histórias), Jayane Santos, Dilma França e Oscar Bazantts, Nerisvaldo, Didi Caruaru, Welington, além de muitos outros estavam lá.
Também registramos representantes governamentais também foram conferir, como Amélia Campello (FUNDARPE) e o professor e artista plástico Oswaldo Pereira, o diretor de Orçamento Participativo Lino Portela, o Secretário de Participação Social Léo Bulhões e equipe e Maria Betânia (Turismóloga da FCTC).
O tradicional Sarapatel do Valdez já estava sendo servido, quando a conversa foi a música sem fronteiras, outras formas de se expressar além do forró, sendo Rock and Roll, Jazz, Blues, e para esse momento veio Joanatan Richard, Lindenberg Roseno, Fábio Duarte e Anderson do Pife fazendo uma mixagem de sons e ritmos com toda nuance musical que o momento pedia.
Foi debatido sobre as “sementes do amanhã” e levantado questões como: Qual o futuro de nossa música e universo artístico? Como Chegar a ele de modo mais digno? Neste momento entra a Banda Zé do Estado Mirim com Lucas do Acordeon e juntos, mais uma vez emocionam o público.
A alegria tomou conta do público e as participações em poesia e canto ficaram espontâneas, Seba cantou com Gil canções de Vital Santos e Jadilson. Já Adeilza Monteiro, Gilmar Teixeira, Ailza Trajano, Jô Albuquerque, Iran Bradock e Diva recitaram poemas.
repercussão na imprensa
A revista também foi destacada por diversos meios de comunicação e redes sociais, no extinto Jornal Extra de Pernambuco recebeu chamada na capa e foi matéria de capa do segundo caderno. Divulgado também no Jornal de Caruaru.
Na Caruaru FM participaram Paulo, Jénerson e Urbano do Conversa ao Pé do Rádio, com Demóstenes Félix, Ana Maria Barros e Arnaldo Dantas. Os três apresentadores, junto com o jornalista Ricardo Perriê ainda foram participar do finalzinho do evento.
Em 2017 passamos a atuar também com blogue e em dezembro de 2018 o Canal no YouTube.
Em 2017 passamos a atuar também com blogue e em dezembro de 2018 o Canal no YouTube.
NOSSO CANAL
O conteúdo QUE DIVULGAMOS é voltado para promover e divulgar eventos e ações culturais e que promovam cidadania. Questões políticas são tratadas em geral no âmbito da informação e formação.
Para 2020 a maior novidade é nossa estreia no rádio, mas isso contaremos em outra postagem.
Para 2020 a maior novidade é nossa estreia no rádio, mas isso contaremos em outra postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário