O Projeto de Lei Irinete Barbosa foi aprovado por unanimidade. Já os requerimentos contemplam cidade e zona rural em diversos aspectos
A pauta da sessão ordinária dessa quinta-feira (10/03) na Câmara de Bonito contemplou assuntos que vão desde a melhoria da infraestrutura da cidade, incluindo a requalificação das estradas de acesso à zona rural, até um projeto de lei que visa o combate à violência dentro das escolas contra profissionais do ensino do município. Os vereadores aprovaram mais dois PL's: a autorização do convênio com Associação de Proteção dos Animais; e a apreensão de animais de médio e grande porte em locais públicos.
A apresentação do projeto que institui a Lei Irinete Barbosa foi o ponto alto da sessão ordinária. De autoria do Vereador João Diniz, o PL 13/2021 propõe medidas para promover a segurança, a proteção e a prevenção para o combate à violência dentro das escolas e contra os profissionais de ensino do município de Bonito. Os filhos da professora Irinete, Evandro Santos e Rosa de Lima, estiveram presentes para prestigiar o momento. "A proposta é não somente punir as agressões que são realizadas contra os profissionais da Educação, mas também educar os jovens", disse João Diniz. A iniciativa foi aplaudida por todos os vereadores presentes, incluindo o presidente da Casa, Paulo Sergio da Silva. "Vossa Excelência deu um passo à frente com este projeto. O senhor conseguiu ter um olhar em vários campos, fechar todas as portas e blindar o professor do município em cada alínea, cada inciso", reiterou.
No que se refere à infraestrutura, os requerimentos ao Poder Público Municipal foram aprovados por unanimidade. O vereador Eiji Morimura solicitou a cobertura de tubos de esgoto expostos na Rua 3 do Loteamento Arlindo Cavalcante. Esgoto também foi o assunto do requerimento levado ao plenário pela vereadora Anacléa Azevedo. Ela solicitou atenção para o incômodo e a exposição de moradores a diversas doenças em virtude do esgoto aberto no loteamento Frei Damião.
Já o pedido do vereador João Diniz foi para a revitalização do calçadão que liga os bairros da Vila da Cohab e o Frei Damião, além da implantação de uma grade de proteção no trajeto e a construção de rampas de acessibilidade. "Há pessoas que utilizam esse trajeto diariamente para trabalhar e necessitam que pensemos na proteção à vida deles", ressaltou Diniz.
A situação das estradas foi trazida ao plenário pelo vereador José Holanda Cavalcanti Filho que atentou para a necessidade de passar máquinas entre os sítios Brejão e Riachão. Ao votar a favor, a vereadora Graça Barbosa citou as comunidades como Mucuri, Colônia Água Vermelha, Milagres e tantas outras que necessitam de atenção. "Quem precisa dessas estradas sabe a dificuldade que passa diariamente", disse. Anacléa completou chamando atenção para as estradas vicinais que escoam a produção da Agricultura Familiar.
Ainda foram aprovados, em segunda votação, o pagamento do piso salarial ao magistério; o reajuste da remuneração mínima dos servidores; e a cessão do Estádio Arthur Tavares de Melo ao Maguary.
Nenhum comentário:
Postar um comentário