Claudia, Primeira Mulher na Presidência do IHC em meio ao Jardim da Reitoria da ASCES. Foto: Janduy Bezerra |
O Instituto Histórico de Caruaru elegeu dia 19 de fevereiro, a Diretoria e o Conselho Fiscal para o biênio 2022/2023. Duas mulheres estarão à frente da instituição: a arquiteta e urbanista Claudia Pinto (presidente) e a professora Edivalda Miranda (vice), que serão empossadas juntamente com os demais, no próximo dia 12 de março.
Claudia é a primeira mulher a presidir a entidade que comemorou 14 anos de fundação esse mês de março (1º de março). Ela é, também, Titular da Setorial de Arquitetura, Urbanismo e Patrimônio Cultural do Conselho Municipal de Política de Cultura. Dedicada, comprometida e muito ativa há muitos anos no setor cultural do estado.
Nosso blog conversou com a presidente sobre esse novo momento em sua vida:
Como se sente diante dessa missão de conduzir os trabalhos do IHC para esse próximo período?
Motivada. Durante o biênio 20/21, logo após a posse (14-03-20) da Diretoria, tudo foi fechado devido ao Decreto do protocolo de segurança sanitária Covid-19. Tivemos o desafio de entender o que se passava e quanto tempo duraria. Como manter o IHC ativo e colaborar com as demandas necessárias e inadiáveis do município? A grande conquista do IHC, com o esforço e empenho de todos os sócios, ocorreu no final de junho/20, quando nossas reuniões ordinárias mensais passaram a ser através da plataforma virtual. Outro fator decisivo, foi apostar com força nos nossos Núcleos de " História e Documentação" e "Patrimônio Cultural", composto por sócios do IHC com expertise nós assuntos. Assim, com um grupo menor (já que ainda não havia iniciado o ciclo vacinal), conseguimos acompanhar e resolver assuntos que não podiam ser adiados e precisavam da colaboração do IHC.
Quais são os principais desafios que você, enquanto presidente, tem pela frente?
Concluir as pautas e proposições em andamento; manter o IHC atuante, já que estamos sem local para desenvolver nossas atividades, em um momento que todos retornam a "um novo normal ";
Em 2023, o IHC completará 15 anos. Pretendemos marcar o ano com atividades de grande relevância e contribuição para o município, na área da cultura e educação.
Acima de tudo, manter o conhecimento da riqueza histórica de Caruaru, mais presente no cotidiano dos munícipes. Conhecer, conservar e preservar, com o orgulho de ser Caruaruense. Divulgar a história de forma atual e atrativa para as novas gerações.
Em relação a antiga Estação Ferroviária, local que abriga a sede do IHC, há alguma previsão de quando será liberado para o pleno uso da sede do Instituto?
Não temos informações sobre o andamento do cronograma estabelecido pela prefeitura. Inclusive, todo o acervo encontra-se no local e será retirado pelo próprio IHC, para a realização das obras. Motivo de grande preocupação, já que temos que ter cuidado e segurança para deslocar e armazenar o acervo. Quando, para onde e por quanto tempo, não sabemos. Mas os custos serão altos. Tanto o financeiro como o cultural.
Confira como ficou a composição da Diretoria para o período 2022 - 2023:
Edivalda Leite Miranda - vice-presidencia;
Paulo Roberto de Freitas Silva Filho - primeira Secretaria;
José Veridiano dos Santos - segunda Secretaria;
Josué Euzébio Ferreira - primeira tesouraria;
José Janduy Bezerra da Silva - segunda tesouraria;
Maria Luzinete de Lemos Bezerra - oradora.
Conselho Fiscal: Paulo Muniz Lopes; Renato Cabral de Oliveira Filho; Sérgio André Cardoso; Severino Montenegro da Silva.
No dia 12/3, tomarão posse também:
Diretor de Patrimônio: Bernardo de Lima Barbosa;
Diretor de Protocolo: Walmiré Dimeron Porto da Silva;
Diretor de Relações Institucionais: Darley de Lima Ferreira.
2 comentários:
Parabéns, Cláudia! Almejo uma excelente gestão para você e sua diretoria.
Muito sucesso! Abraço fraterno de: Malude Maciel
Parabéns, Cláudia! Almejo uma excelente gestão para você e sua diretoria.
Muito sucesso! Abraço fraterno de: Malude Maciel
Postar um comentário