22/03/22

Passagem de João Biano pela Câmara Municipal levanta debate sobre Cultura

João Biano foi levado pelo vereador Leonardo Chaves, seu amigo de infância, até o gabinete do presidente Bruno Lambreta, e fez esse registro com Fagner Fernandes e a vice-presidente da Câmara, Aline Nascimento. Foto: Vladimir Barreto (CMC)

Na última quinta-feira, 17, no início da reunião ordinária, foi aberto um espaço para recepcionar o músico da quase centenária banda de Pífanos de Caruaru. João Biano é sobrinho de Sebastião Biano e filho de Clarindo Biano, atualmente é também responsável pelas apresentações da Banda de Pífanos de Caruaru, que permanece em São Paulo. 

Leonardo recebeu de Biano o DVD da banda. Foto: Vladimir Barreto (CMC) 

Após os dois anos desse período da Pandemia, essa é a primeira vez que João retorna à Caruaru para visitar seus familiares e amigos. Entre eles está o vereador Leonardo Chaves que acompanhou o crescimento dos Bianos desde os primeiros anos da banda em Caruaru.

Leonardo Chaves: "A Banda de Pífanos de Caruaru cresceu tanto que Caruaru ficou pequena para ela". Foto: Vladimir Barreto (CMC)

Em sua fala, Leonardo ressaltou a relevância histórica do grupo e também das brincadeiras de 'bola de gude' e de futebol: "Eu tenho um carinho muito especial não só pelo João, mas por toda família", disse o edil.
Leonardo voltou a tocar num assunto que em outros anos já havia abordado que é o fato de Caruaru ser denominada "Capital do Forró" e não existir nenhuma apresentação artística com esse estilo no cotidiano do município: "Na Capital do Forró só vemos isso no São João, uma vez no ano."

João Biano lembrou também as honrarias que a banda já recebeu da Casa. Foto: Vladimir Barreto (CMC)

Em seguida, uma comissão foi formada pelos vereadores Leonardo Chaves, Galego de Lages, Ricardo Liberato e Fagner Fernandes para recepcionar e conduzir o músico até a tribuna.

Biano lembrou um pouco da trajetória da banda, desde o avô em Alagoas, depois chegando em Caruaru em 1939 até os dias atuais.

"Antes da TROPICÁLIA ocorreu a PERNAMBUCÁLIA"

Jorge Quintino fez uma viagem no tempo para se reportar aos 'Beatles de Caruaru' Foto: Vladimir Barreto (CMC)

A frase veio através do vereador Jorge Quintino que começou já exaltando o convidado: "Uma representação da arte e da cultura popular de Caruaru, que é João Biano."

O vereador seguiu focando na história, relembrando a gênesis das construções culturais existentes em Caruaruy, relatando a origem da Tropicália e de como surgiu o título "Beatles de Caruaru".

O Fundo de Cultura é Urgente!

Perpétua lembrou que está para vir verba da Lei Paulo Gustavo e Caruaru ainda não tem Fundo Municipal de Política Cultural. Foto: Vladimir Barreto (CMC)

"A cultura de nossa terra sofre com descaso, abandono e esquecimento", disse a vereadora, apontando aspectos da vida artística que tem sido negligenciados pela gestão pública. Perpétua também lembrou, entre outras coisas, que a Lei Paulo Gustavo será sancionada e que uma verba será destinada para o município que ainda não regulamentou o seu sistema de financiamento da cultura. "Venho batendo na tecla da Lei de Incentivo à Cultura. É política pública de Governo para Cultura em suas múltiplas expressões artísticas possa de fato fazer com que seja meio de vida de quem vive dela".

ASSISTA OS VÍDEOS E CONFIRA AS FALAS: 









Um comentário:

Savinho do Acordeon disse...

Muito interessante e necessário! A nossa cultura é riquíssima e precisa de um "freio de arrumação!" Abraço fraterno!