A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Saúde, marcou presença na aula inaugural de Residência Multiprofissional de Saúde do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita), que aconteceu na manhã dessa quinta-feira (3), no Campus I da instituição de ensino.
Cinquenta e seis novos residentes dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Saúde Coletiva, Serviço Social, Psicologia e Odontologia foram recepcionados. Essa é a sétima turma do Programa de Residência Multiprofissional de Saúde, que teve início em 2016.
As residências multiprofissionais são orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades e realidades locais e regionais, e têm como objetivos formar profissionais para a atenção básica; saúde coletiva e a atenção ao câncer e cuidados paliativos.
Na ocasião, estiveram presentes, representando a Prefeitura de Caruaru, o secretário executivo de Planejamento e Gestão da Secretaria Municipal de Saúde, Anderson Oliveira, que compôs a mesa; a gerente de Atenção Básica, Letícia Galvão, e a coordenadora de Promoção à Saúde, Samira Santana.
“A residência garante o desenvolvimento das habilidades desses profissionais, melhorando a atencao à população. Com essa colaboração na nossa rede assistencial, conseguimos entregar um serviço de saúde ainda melhor para os usuários do SUS”, disse Anderson Oliveira.
Ele falou ainda sobre os desafios enfrentados pela gestão municipal devido à pandemia do novo coronavírus. “Enfrentarmos tempos difíceis. Ainda temos muitos desafios pela frente. Um desses desafios é qualificar a rede de saúde, buscando fortalecer o Sistema Único de Saúde e ajudando a reduzir os vazios assistenciais causados pela pandemia", concluiu Anderson.
Fotos: Janaína Pepeu
Nenhum comentário:
Postar um comentário