Os museus e centros culturais administrados pela Secretaria de Cultura (Secult-PE) e pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) voltaram a receber o público no processo de flexibilização no Plano de Convivência com a Covid-19 anunciada pelo governo estadual. Entre eles, está a Casa de Câmara e Cadeia, onde funciona o Centro Cultural do Brejo da Madre de Deus.
Nosso blog conversou com Mônica Mendonça, gestora da unidade que relatou como está sendo essa experiência de contato com o público presencial.
"Meu sentimento é de imensa alegria por esta retomada, onde realizamos Ações de Educação Patrimonial, através das visitas guiadas. Observamos uma mudança comportamental significativa, onde valores essenciais são compartilhados de uma maneira mais intensa neste momento de "pós-pandemia". Há uma troca de experiências extraordinária nestes momentos. O sentimento maior é de gratidão e emociona bastante, pelo fato de estarmos vivos e resistirmos até aqui, transformando o olhar destes jovens! Visitar a CCAM/FUNDARPE é uma experiência indescritível para quem tem a oportunidade de conhecer a sua história e o maravilhoso acervo do artista plástico Marco Lopes" relatou.
Desde quando foi
reaberta, entre os dias 11 de março até 06 de maio, mais de 740 pessoas, entre
alunos e visitantes, já estiveram no local, e o clima é sempre de comoção.
"Tem sido um período fantástico, de visitas guiadas à Exposição do
Artista plástico Marco Lopes, vivenciamos momentos emocionantes e muito
gratificantes!" disse Mendonça.
“Vamos em frente, avante! À Emanuela Marques, todo meu respeito e reconhecimento pela dedicação e apoio! Ainda temos muito o que fazer para nos tornarmos pessoas melhores a cada dia e colaborar com a transformação no olhar e, sobretudo, na vida desses jovens!” vaticinou Mônica Mendonça.
ORIGEM DAS CASAS DE CÂMARA E CADEIA
Nos primórdios da
colonização portuguesa, para a fundar vilas, uma das primeiras preocupações era
a implantação da igreja, do pelourinho e da Casa de Câmara e Cadeia.
A igreja para a prática da fé, o pelourinho para punir os transgressores (principalmente os escravos), e a Casa de Câmara e Cadeia tinha a finalidade de satisfazer as necessidades de serviços administrativos, legislativos, judiciais e penitenciários. Na maioria dos casos, o respectivo programa funcional distribuía-se em dois pavimentos, e compunha-se de duas partes distintas: Câmara, no pavimento superior; e Cadeia, no térreo, como o próprio nome já diz, destinada à prisão.
No município de Brejo da Madre de Deus, a Casa de Câmara e Cadeia, foi construída em 1847, possivelmente com projeto do engenheiro francês Louis Vauthier, o responsável pelo projeto do Teatro de Santa Isabel, no Recife. A edificação segue a arquitetura neoclássica da época e o programa de prédios dessa natureza.
4 comentários:
Mônica Mendonça, maravilhoso ver essa dedicação, carinho e competência nesse seu trabalho como Gestora do Centro Cultural do Brejo e também conhecida como a Casa de Câmara e Cadeia do Brejo da Madre de Deus na realização (volta) do receptivo de visitas de Educação Patrimonial, agora presencial para aquecer o coração. À você e a Emmanuela Marques meus sinceros respeitos e admiração e que esse trabalho deixe, realmente, muitos frutos nos jovens do Brejo da Madre de Deus. Breve estarei por aí, beijos
Dora Dimenstein - Produtora Cultural
Querida amiga, Dora Dimenstein, agradeço pelo carinho e força de sempre! Estamos ansiosos para que logo estejas por aqui!
Beijos! Avante, querida!
Querida amiga, Dora Dimenstein, agradeço pelo carinho e força de sempre! Estamos ansiosos para que logo estejas por aqui!
Beijos! Avante, querida!
Com sua aptidão, capacidade e dedicação, Mônica Mendonça é a profissional certa à frente desse importante trabalho de valorização da cultura regional. Parabéns a todos.
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