A Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores de Caruaru, vem publicamente externar sua perplexidade com a tragédia ocorrida na manhã desta sexta-feira 27/01/23, que causou a morte de quatro adolescentes em uma das casas de acolhimento da nossa cidade, que fica sob a responsabilidade da SDSDH (Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos).
O Poder Legislativo Municipal, através dessa comissão, vai acompanhar de perto todas as fases da investigação criminal que serão conduzidas pela Polícia Civil do Estado. A comissão, também, poderá instalar procedimento próprio para apurar as circunstâncias do ocorrido.
O acolhimento institucional é um dos serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social. Seu principal objetivo é promover o acolhimento de famílias ou indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, de forma a garantir sua proteção integral.
Assim, as casas de acolhimento devem garantir a proteção das crianças e adolescentes que estão, momentaneamente, sob a tutela e guarda do Município, do ponto de vista administrativo.
Nos solidarizamos com as famílias das vítimas, e não mediremos esforços para a elucidação das circunstâncias dessa tragédia terrível.
Vamos aguardar o resultado das perícias e dos depoimentos a serem coletados para saber o que aconteceu, e saber sobre a responsabilização, caso assim fique provado, dos agentes públicos envolvidos no fato.
COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DA CÂMARA DE VEREADORES DE CARUARU
PERPÉTUA DANTAS
PRESIDENTA
FAGNER FERNANDES
VEREADOR
IZAAC DA SAÚDE
VEREADOR
Nenhum comentário:
Postar um comentário