Ivaldo Batista Costa nasceu em 12 de Janeiro de 1963 na cidade Carpina, interior do Pernambuco. É filho de Heleno Batista Costa e Maria Emília Costa e tem seis irmãos. Em 1969, aos seis anos, deixou seu a cidade natal e foi morar em Recife onde teve sua formação escolar e acadêmica. Em Caruaru, Ivaldo sempre esteve de passagem ou em eventos, até que nos últimos anos fixou morada.
Ivaldo Batista é colunista de nosso blog e no programa em nosso canal contou um pouco de sua trajetória de vida, suas histórias com o cordel Brasil afora, falando sobre a linguagem e o estilo simples da literatura popular praticada pelos cordelistas.
Formado Bacharel em Teologia pelo STBNB e Licenciado em História pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com pós-graduação em História, Ivaldo Batista Costa é atualmente professor aposentado da rede oficial de ensino do Estado de Pernambuco e da Rede Municipal em Jaboatão dos Guararapes, com trinta e três anos de docência, tendo lecionado também na rede privada de ensino por 12 anos.
Ivaldo Batista fez do cordel prática diária em sua vida escrevendo livros com temas regionais onde ilustra os capítulos com estrofes de cordéis, a destacar: “Sete dias na capital do Forró”, “A bênça meu Padim Pade Ciço”, “500 anos – Por que o índio foi condenado”, “Nova Jerusalém, a paixão de Pernambuco”, “Recife: uma fantasia para o mundo” e “Carpina Minha Esperança”. Com foco na literatura popular, Ivan Batista já soma mais de 350 publicações de folhetos de cordéis com os mais variados temas populares e muitas outras histórias ainda por vir.
Membro da AILA (Academia Internacional de Literatura e Artes) e da UCEA (União Carpinense de Escritores), Ivan Batista elaborou projetos para divulgação da literatura de cordel como “Ciranda de Cordel” e “Cordel Carrossel”. Também é membro da UBE (União Brasileira de Escritores). O cordelista se lançou ao desafio de levar o cordel para todas as cidades brasileiras entregando em bibliotecas e museus e outros espaços públicos em escolas e universidades espalhadas por todo Brasil.
Os temas abordados em suas histórias são diversos: no projeto “Minha cidade em cordel”, Ivaldo Batista conta a história de várias cidades em forma de cordel bem como fala sobre times de futebol, biografias, temas sociais e culturais com humor e crítica, sempre propagando a literatura de cordel por onde passa.
Nossa gratidão à vida desse nosso querido poeta, também colaborador do blog, amigo e que já contou e conta a história em versos de personalidades, clubes, cidades, etc. Inclusive de lideranças da Capital do Agreste.
Assista e saiba um pouco mais da história do "Embaixador do Cordel"
Um comentário:
Parabéns, Sr. Ivaldo!
Conheço e admiro seu trabalho poético e cordelístico.
MALUDE MACIEL
Postar um comentário