08/02/23

Educação Patrimonial "Conservar para Preservar"

Foi com esse olhar que o Centro Cultural, antiga Casa de Câmara e Cadeia, em Brejo da Madre de Deus-PE, acolheu o Curso de Educação Patrimonial Conservar para Preservar, que está acontecendo desde o dia 28 de janeiro e se encerrará nesse domingo, 12, com a aula de Dora Dimenstein, Produtora Cultural (ADCE Produções) responsável pelo projeto.


"A importância de se preservar o Patrimônio Histórico está associada à constituição de uma memória coletiva, considerando que é por meio da memória que nos orientamos para compreender o passado, o comportamento de um determinado grupo social, uma cidade ou mesmo uma nação. Trazendo isso para realidade de nosso espaço, o curso faz parte desse esforço coletivo em manter esse bem de importância tão relevante tombado desde 1983, em  nível  estadual,  pela  FUNDARPE, de valores que transcendem seus limites físicos" relatou Mônica Mendonça, gestora do Centro Cultural, que também foi uma das professoras do Curso.  

Dora Dimenstein ressaltou a importância de envolver a participação da população no curso: “A oportunidade de ter presente na sala de aula deste curso moradores do Brejo da Madre de Deus como arquiteto, historiadores, pesquisadores e a população em geral interessada, me faz entender que estamos no caminho certo de poder passar, um pouquinho do nosso conhecimento à essas pessoas. Nós instrutores, voltaremos às nossas cidades de origem e eles ficarão com a clareza e a certeza da consciência na preservação de seus bens e, principalmente, com o sentimento de pertença ao imóvel e ao lugar”.

Também estiveram ministrando o curso Ricardo Mourão, ator e orientador cultural; Marina Russell, Arquiteta do IPHAN, responsável por todos os projetos de restauro da Casa de Câmara e Cadeia e a tradutora em Libras Raquel Feitosa.

Esse projeto foi contemplado pelo Governo do Estado de Pernambuco através da Secretaria de Cultura, Fundarpe e Funcultura. No encerramento os participantes receberão os certificados.

Nenhum comentário: