06/06/23

Centro de Prática e Pesquisa N'Golo Capoeira Angola celebra 26 anos

Aula holl da Prefeitura, além de aulas dos núcleos, bairro Cidade Jardim e Morro Bom Jesus, e cidade dos Bezerros PE.

O Centro de Prática e Pesquisa N'Golo Capoeira Angola está comemorando 26 anos de atividades em prol da cultura afro brasileira e afro descendente. Data de comemoração do aniversário é dia 05 de junho, data também a qual se comemora o aniversário de Alexandre Ferro, o idealizador e fundador da escola N'Golo Capoeira Angola, ressalta o Contramestre Alexandre Soares, discípulo mais antigo e em atuação do Alexandre Ferro, "essa data representa uma série de elementos contidos para comemorar" esse ano de 2023, são 26 anos do N'Golo Capoeira Angola e 53 anos do nosso Alexandre Ferro, a quem devemos muito por plantar a semente da Capoeira Angola aqui em Caruaru. 

Alexandre Ferro / Alexandre Soares

Hoje Alexandre Ferro, reside na em Pipa, Rio Grande do norte, e desde 2006 o Contramestre Alexandre Soares (Alexandre Angoleiro), juntamente com as e os demais membros do N'Golo Capoeira Angola vem desenvolvendo um trabalho de grande importância para identidade Cultura em Caruaru. 

São dezenas de projetos utilizados como ferramentas de transformação individual e coletiva, desde aulas de Capoeira Angola, a conscientização ambiente, passando por espaço de leitura a exibição de documentários através do seu cine clube, o N'Golo Capoeira Angola não só é um espaço voltado para a prática e pesquisa da Capoeira Angola, o centro é uma das instituições da cultura afro de Caruaru com mais tempo de atividade.

Total engajamento do centro na Política Cultural

O centro passou a ser organizar e se fortalecer não só internamente, mas aos poucos foi sendo protagonista com outros segmentos do processo de adesão do município ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). Sendo assim, desde as primeiras reuniões de Grupo de Trabalho no início de 2013 até todo processo ser criado eles não só estão presentes, mas se mobilizam continuamente em fóruns de discussão e nos processos eletivos e conferências. Com participação ativa na formulação do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e no seu Regimento Interno, na Lei do Sistema Municipal de Cultura (SMC) e nos demais acontecimentos somando esforço coletivo com demais setoriais.

Mas chegar a maturidade não é fácil. O crescimento, o momento de decidir se é melhor parar ou continuar, o cansaço natural que vem com o processo de Dificuldades podem nos ensinar a mudar e a ser melhores. Os angoleiros não recuaram diante das limitações diversas vezes impostas, mas usaram as circunstâncias contrárias como um meio e uma oportunidade para superar e saírem vitoriosos.

A sede, que anteriormente era na antiga Estação Ferroviária, está aguardando retornar depois da reforma que está sendo executada. Enquanto não reinaugura, os capoeiristas estão itinerantes, em lugares como Hall da Prefeitura Municipal. 

Deixando ao convite pra que vc possam conhecer mais um pouco dos trabalhos desenvolvidos pelo centro, esse mês dos festejos juninos, na Comboio Cultural da estação ferroviária, o centro está com um espaço da Casa da Capoeira Angola de Caruaru, com exposição de parte do acervo do centro. 

"Venham ver Angola..."

2 comentários:

Israel shandow Rammstin disse...

mandinga de escravo em ância de liberdade... viva a capoeira angola.

Nelson Lima disse...

Admiro e tenho respeito por esses camaradas. Parabéns sempre.