Fotos: Jorge Farias, Elvis Edson e Filipe Correia / PMC
O primeiro fim de semana da festa junina mais popular do país foi marcado pelas grandes atrações de renome nacional e local, e apresentações da cultura tradicional em diversos locais. Confira como foi o primeiro fim de semana desta gigantesca festa.
Além do colorido das bandeiras e do som da sanfona, itens obrigatórios numa festa junina, não faltou emoção na abertura do São João de Caruaru.
A noite no Pátio do Forró começou com a apresentação do Maestro Mozart e a orquestra de pífanos valorizando a cultura popular.
Em seguida, o cantador Santanna foi às lágrimas ao subir ao palco.
Atração mais esperada da noite, a baiana Ivete Sangalo fez sua estreia no 'Maior e Melhor São João do Mundo' com grandes clássicos dos seus 30 anos de carreira, além de uma sequência de músicas juninas.
Tradicionalmente responsável por abrir os festejos, a paraibana Elba Ramalho encerrou a primeira noite de shows do Parque de Eventos Luiz Lua Gonzaga.
Com uma chuva de fogos de artifício, a apresentação da cantora chamou a atenção, ainda, com um balão, formado por drones, que sobrevoou o pátio. Mais de 75 mil pessoas estiveram presentes no sábado.
Palco 360° - Novidade, o palco visa à valorização de artistas caruaruenses que tocam nos intervalos dos shows do palco principal. Nesse sábado, animaram o público o Trio Tabajara, Baby Cantora e Forró na Mídia.
Abertura oficial - O prefeito Rodrigo Pinheiro deu o start na festa recebendo a governadora Raquel Lyra e diversas autoridades no Centro de Operações Institucionais (COI).
ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
O polo conta com Vila Cênica, quadrilhas, banda de pífanos, desfiles de bacamarteiros etc.
O Polo Camarão é dedicado ao autêntico ‘Forró Pé de Serra’. No domingo (4), o espaço contou com a apresentação das bandas: SP Forró - Trio Beijo de Moça, Trio da Lua, Ailtom Martins, Bernadete França e Trio Sabiá.
POLO DA MÚSICA NSTRUMENTAL MAESTRO RILDO HORA
Neste domingo (4), foi a abertura do Polo de Música Instrumental Maestro Rildo Hora, que fica localizado no ponto mais alto de Caruaru: Monte Bom Jesus. Por lá os amantes da boa música curtiram rock, blues, violão clássico e Coco.
Joanatan Richard; o violonista clássico Ezequias Lira, com a participação do trompetista Niraldo Melo; Samba de Coco Raízes de Arcoverde. As apresentações do Polo de Música Instrumental Rildo Hora serão sempre entre quintas-feiras e domingos, iniciando às 16h.
POLO MESTRE VITALINO
O show começou com a apresentação da Big Band Nordestina; O cantor Alanzinho Coreano; Outro Polo que colocou os forrozeiros para dançar o arrasta-pé a tarde toda foi o Polo Coreto, com os trios Derson Luiz, Gavião e Fruta de Palma.
POLO CASA ROSA
Para aqueles que querem curtir o São João logo cedo, o Mercado Cultural Casa Rosa é uma boa opção. No Mercado Cultural Casa Rosa os shows acontecem das 11h às 17h30. O mercado conta hoje com 12 estabelecimentos, com serviços variados como: cachaçaria, cozinha típica, tapiocaria, boteco tradicional, petiscaria, além de espaços multifuncionais. Neste final de semana, confira quem se apresentou:
- Beto Show
- Chico Cantor e Banda Forró do Bom
- Banda Fulô de Coatra
- Trio Santa Rosa
- Barthô
- Renan Cruz
- Beth Lee
- Forró de Bossa
- Felipe Gabriel
POLO JUAREZ SANTIAGO
O Polo Juarez Santiago foi marcado por muito forró. No sábado, a animação do público ficou por conta dos trios: Boa Sorte, Buscapé, Bom Jesus, Santa Rosa e Caruru. Encerrando a noite, foi a vez de Kaká Kantarelli. Localizado no Espaço Tancredo Neves, no Centro de Caruaru, o polo é destaque para o público que busca o forró tradicional. No domingo (4), passarão pelo palco Juarez Santiago: Trio Beijo de Moça, Trio de Lua, Ailtom Martins, Bernardete França e Trio Sabiá.
POLO DO REPENTE
No sábado, teve: Aula espetáculo sobre os homenageados do São João de Caruaru 2023/ com professor José Urbano, Dupla de emboladores de coco: Barra Mansa e Embolador Caetano da Ingazeira, Declamação de poesias com Jénerson alves, Declamação de poesias com Dorge Tabosa, Declamação de poesias com Pedro Poeta, Dupla de repentistas: Hipólito Moura e Repentista Luciano Leonel, Dupla de aboiadores: Zito Alves e Aboiador Antônio Barbosa e Grupo Forró Cordel.
No domingo: Esquete Teatral - O Santo e a Porca baseada na obra do escritor Ariano Suassuna, Declamação de poesias com Davi Geffson, Declamação de poesias com Espingarda do Cordel, Dupla de emboladores de coco: Lavandeira e Embolador Rouxinol Pereira, Dupla de repentistas: Edimilson Ferreira e Repentista Antônio Lisboa e Show com Bia Marinho.
POLO DAS DRILHAS / Polo Infantil
 |
Foto: BPN |
Noite da Sonoridade Indígena, Pérola Negra, Mazurca Pé Quente, Cia Olhares de Teatro e Dança com Espetáculo "Catirinadas" e Quadrilha Junina Sulanca.
COMIDAS GIGANTES
NA noite da quinta-feira (1º) foi marcada por festa no São João da Escócia com a décima edição do Maior Caldinho do Mundo. A iguaria é feita com 90 quilos de feijão, 90 de charque, 25 de calabresa e cinco quilos de bacon. Outros ingredientes são pimentão, cebola, batatinha inglesa, sal e alho. Organizada por Tafarel Félix. A noite contou com os shows de Diego Vumbora, Davi Firma e Gatinha Manhosa, que animaram os forrozeiros presentes.
Caminhada do Tareco e Mariola
O domingo (04) foi marcado pela 15ª edição da Caminhada do Tareco e Mariola, no bairro do Vassoural. A comida gigante neste ano conta com 40 quilos de tareco e dois metros de mariola. Além disso, a distribuição também é feita com 4 mil saquinhos de mais tareco e mariola.
A festa teve início com um pedido dos moradores do bairro a Dona Marta, que era representante da comunidade do Vassoural. “Há 15 anos iniciamos o tareco e mariola por conta da música de Petrúcio Amorim, que é do bairro do Vassoural, aqui em Caruaru, e a música dele estava em alta naquele ano”, explicou.
A Caminha percorreu a rua do Vassoural tendo um trio elétrico que conduziu os forrozeiros da caminhada e teve fim em frente a Fundac, no Parque 18 de Maio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário