![]() |
Discurso foi proferido na inauguração da nova sede da Secretaria da educação. Foto: Jorge Farias |
O dia 29 de setembro é histórico. Muitos fatos marcaram a humanidade nesta data. Foi em 29 de setembro de 1885 que funcionou o primeiro bonde elétrico, na Inglaterra. Foi em 1908 que nasceu o grande escritor espanhol Miguel de Cervantes, uma estrela da literatura mundial. Esses dois exemplos mostram como essa data é sinônimo de desenvolvimento e erudição.
Talvez por coincidência ou por ação divina, hoje vivemos um momento histórico em Caruaru. A Fafica é um retrato do desenvolvimento e da educação da nossa gente, que transformou o cenário regional ao longo de décadas.
Mais do que conteúdos e papéis, esse lugar mudou vidas. Nas cadeiras das salas de aula, estudantes alimentaram a mente com informações e o coração com sonhos. A Fafica foi o berço da Educação na Capital do Agreste.
Quando finalizou as suas atividades, a instituição deixou um vazio em todos nós. Um sentimento de orfandade. Onde se reunir com estudantes e pesquisadores? Se não na Tenda de Leitura, onde desfrutar de bons livros? Até a Coruja, tão bem esculpida por Caxiado, parecia estar tristonha, cabisbaixa, solitária...
Perguntas que poderiam ficar sem resposta, não fosse pela visão humana da gestão municipal.
O prédio da Fafica é hoje a sede da Educação de Caruaru. E isso não é somente por fora; não é uma ação estética. A alma da Fafica se mantém viva nesse espaço.
Como todos podemos ver, começa uma nova fase na história de Caruaru. Nasce um novo momento para os educadores do município. É vida que se renova, é a história sendo escrita com sentimento, com verdade e, principalmente, com respeito a este lugar e tudo o que ele representa na cidade, no Agreste, no estado.
Assista:
Nenhum comentário:
Postar um comentário