12/10/23

Ciranda de Filmes exibe produção Caruaruense

Divulgação

O longa "Bia" de Taciano Valério, esteve entre os 55 filmes que fazem parte da programação da mostra Ciranda de Filmes, em São Paulo. Ciranda de Filmes aconteceu na semana passada, entre os dias 06 à 08 de outubro.

Criada em 2014 pelas curadoras Fernanda Heinz Figueiredo e Patrícia Durães, o evento tem o intuito de transformar o cinema em um espaço de estímulo a experiências que possam fortalecer o diálogo entre arte, cultura e educação.

Além das produções audiovisuais, a mostra oferece oficinas gratuitas com a temática do cuidado. Com curadoria diversificada e provocadora, a Ciranda aposta na potência do cinema para tocar mentes e corações e, desde 2014, o transforma em um lugar intergeracional para fomentar experiências capazes de sensibilizar, mobilizar e fortalecer caminhos e utopias. 

BIA foi lançado no ano passado e já se destaca no mercado nacional de filmes participando de vários eventos como: Mostra Competitiva Nacional de Longas, Fest Aruanda, Mostra Nordeste e Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Taciano Valério assina a direção, produção executiva, e divide o roteiro com Verônica Cavalcante. A direção de produção é de Carla Francine, fotografia e montagem de Cesar Caos, trilha sonora original com Anderson do Pife; Giancarlo Galdino no som; direção de arte de Carlos Mosca e edição de som de Daniel Nunes.

Sinopse:

Bia é uma mulher que quer combater as práticas heteronormativas, misóginas e sexistas. Estudante de doutorado, investiga os direitos de expressão das mulheres nos protestos dos camponeses e através delas, Bia busca a força para romper a estrutura básica do patriarcado, envolvendo questões como casamento, família e valorização do trabalho e da liberdade dessas mulheres. Um filme de ficção que situa-se em muitos momentos reais, gravados no acampamento da Normandia do MST (Protesto do Camponês Local) em Caruaru, em uma mistura de ficção e documentário.

Nenhum comentário: