“Desobediência Civil” é o nome da peça teatral do reduto coletivo (Surubim-PE) que dá o pontapé inicial à circulação pelo interior do estado na cidade de Caruaru. A circulação é financiada pelo funcultura geral e tem sua estreia em 16 de dezembro no TEA: Teatro Experimental de Artes, entrada gratuita.
A peça apresenta diversas possibilidades de “desobedecer”, através de diferentes textos de épocas distintas, criticando o homem e a forma que ele destrói tudo aquilo ao seu redor, inclusive a si. Deste modo, grupos de cidadãos podem compreender que determinada atitude/lei (ou a ausência dela) pode produzir injustiça, contribuindo assim para a noção de cidadania e pelo direito de rejeitar injustiças. São textos clássicos políticos que trazem informações sobre ajuda mútua, autonomia e consciência sobre nossos entorno, tendo referências como o livro homônimo “Desobediência Civil” (1849) de Thomas Thoreau, “ideias para adiar o fim do mundo” (2019) de Airton Krenak, Ricardo III” (1663) de Shakespeare e a entrevista do geógrafo Milton Santos no programa Roda Viva (1997). Todos esses textos estão entrelaçados na dramaturgia criativa de Igor Lopes, que enfatiza a desobediência contra um sistema que é programado para exterminar corpos pretos, indígenas e LGBTQIAPN+, tendo a consciência coletiva voltada para escuta de saberes ancestrais como saída dessa autodestruição em massa.
A circulação é financiada pelo Funcultura Geral 2021/2022 e visitará mais três cidades do interior de Pernambuco.
“Desobediência Civil” é uma das seis peças teatrais do reduto cenalab (Surubim-PE) laboratório de experiências cênicas do reduto coletivo com o objetivo de aprofundar na pesquisa das artes cênicas e a performance.
Ficha Técnica
Igor Lopes - Direção, dramaturgia e atuação
Marco Pessoa - Trilha Sonora
Carol Lopes e Aldeny Cardoso - Produção Executiva
Carol Lopes - Técnica de Som
Aldeny Cardoso- Técnico audiovisual
André Chaves - Assistente de produção
Tayná Lima - Produtora Cultural (Caruaru)
Malungo - Designer gráfico e filmagem
Daniel Soares Pinto - Interpretação em Libras
Reduto_Cenalab - Realização
Duração 40 min
Faixa etária 16 anos
Serviço:
O quê? Circulação da peça “Desobediência Civil”
Com quê? Igor Lopes e o Reduto Cenalab
Quando? 16/12/2023 às 20h
Quanto? Entrada gratuita
Onde? TEA Teatro Experimental de Artes na rua Carlos Laet,
352. Indianópolis - Caruaru - PE
Como? Este projeto tem financiamento do FUNCULTURA Geral
2021/2022 e possui Interpretação de Libras.
Sábado 16/12 as 20h no Teatro Lício Neves
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário