Realizada desde 1968, completando 55 anos em 2024, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém tem projetado o nome de Caruaru para muito além das suas fronteiras. Em mais de meio século de história, o espetáculo já atraiu mais de 4 milhões de expectadores, muitos deles turistas de outros estados e do exterior que vieram conhecer de perto o maior teatro ao ar livre de mundo e se emocionar com a magnífica encenação do drama da Paixão.
Nessa edição do OpinaCast (foi publicado primeiro no dia 30/03/2023) entrevistamos o presidente da Sociedade Teatral da Fazenda Nova e coordenador do espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, Robinson Pacheco. Filho de Plínio Pacheco, fundador da cidade-teatro de 100 mil metros quadrados, considerado o maior espetáculo ao ar livre do mundo.
![]() |
| DIVA E PLÍNIO - Diva Mendonça, filha mais nova de Epaminondas Mendonça, criador do espetáculo nas ruas da vila. Gaúcho de Santa Maria, Plínio Pacheco chegou à Fazenda Nova em 1956, a convite do então diretor e ator Luiz Mendonça, que na época, interpretava o papel de Jesus no espetáculo da Paixão de Cristo. A peça era representada nas ruas da pequena vila, distrito do município de Brejo da Madre de Deus, com a participação de camponeses, de pequenos comerciantes locais e também de alguns atores e técnicos que atuavam nos teatros de Recife. |
Robinson relembra como tudo começou: "Minha avó era muito ligada à teatro e à cultura... então esse trabalho do teatro vem muito antes da Paixão e meu avô tinha um lado comercial, gostava de hotelaria, ele era um pequeno comerciante local. Meu avô era de Quipapá e minha avó de Panelas de Miranda e foram morar em fazenda Nova devido a um problema de saúde de minha avó."
Relatou experiências, compartilhou dificuldades e com a maestria de quem aprendeu com a vida a superar situações delicadas revelou em primeira mão novidades do espetáculo desse ano, enfim, sem dúvida esse programa ficará para sempre na nossa história e certamente de cada um que assistir.
"Lá atrás um sonhador disse: Vou fazer! E fez. E nos contaminou com a paixão pela arte e pela cultura uma multidão de sonhadores"
O espetáculo é encenado em Fazenda Nova, distrito de Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, a peça conta parte da história de Jesus Cristo, tornando-se uma verdadeira tradição cultural no período da Semana Santa, em Pernambuco.
ASSISTA:



Nenhum comentário:
Postar um comentário