Faleceu no sábado, 29 de dezembro, no Recife, o caruaruense Dr. Darley de Lima Ferreira.
O velório foi realizado na capela nº 2 do Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no dia 30 e, em seguida, realizada a cerimônia de cremação.
Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFPE; em Administração Pública pela UPE e em Ciências Sociais pela Fafica, também fez cursos e especializações no México, na Espanha e nos Estados Unidos.
Exerceu inúmeros cargos, funções e atividades sociais, dentre os quais, destacamos: advogado; procurador de Justiça; consultor; jurista; professor na Fadica, na Escola Superior de Magistratura, no Bureau Jurídico e na Escola Superior do Ministério Público; associado e diretor da Associação Caruaruense de Ensino Superior – Asces; diretor do Instituto dos Advogados de Pernambuco; vice-diretor e diretor da Faculdade de Direito de Caruaru; fundador da OAB Caruaru; diretor Social do Clube Intermunicipal; Diretor de Relações Institucionais do Instituto Histórico de Caruaru; acadêmico da Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras; diretor da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru; membro fundador da Academia Caruaruense de Letras Jurídicas; idealizador e fundador do Instituto dos Advogados de Pernambuco – Seção de Caruaru.
Autor publicado de vários livros, contribuiu substancialmente e principalmente, para o debate em torno do mundo jurídico.
Cultor de heráldica, é autor de vários brasões e honrarias e suas respectivas regulamentações, com destaque para a Ordem do Mérito dos Guararapes - a maior condecoração do Estado de Pernambuco, por ele normatizada; a Medalha de Mérito Frei Caneca, do TER-PE; a Medalha de Mérito do Ministério Público de Pernambuco, além do brasão do Instituto Histórico de Caruaru e do Colar do Sesquicentenário de Caruaru.
Nascido em 25.09.1928, casado com Hilda Duque de Souza Ferreira, de cuja união nasceram 4 filhos: Antonio Luiz, Carlos Eugênio; Darley Filho e Ricardo Ferreira, sempre esteve atento às coisas de Caruaru, como um altruísta e eterno otimista, colaborando com as entidades sociais de forma voluntária e eficiente.
Para além do homem público, me despeço de um amigo atento, cordial e generoso, que me legou lições preciosas com elegância e uma jovialidade invejáveis.
Meus sentimentos, minha gratidão e minha homenagem.
Idealizador deixa uma lacuna impreenchível. Por Giovanni Mastroianni
Conheci Darley de Lima Ferreira em Caruaru, onde nasceu em setembro de 1928. Ele já era bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais e ainda dava seus primeiros passos na advocacia. Sem a ajuda de outros colegas da época, instalava seu escritório, em modesto sobrado da Rua Vigário Freire. Precisava tornar-se conhecido, a fim de ganhar clientela. Aceitou defender, em um júri popular. um dos mais misteriosos crimes passionais de época e que ficou conhecido como “O crime de Vovô”. Na tribuna contou com a cooperação do veterano advogado e jornalista José Carlos Florêncio que, em verdade, era tarimbado nas hostes criminais, mas nem tanto nos famigerados crimes regidos por paixão. Darley fez uma brilhante defesa, sendo alvo de comentários em toda a cidade, pelo grande feito que realizou, conseguindo transformar um crime hediondo passional, cuja pena poderia atingir 30 anos, reduzindo-a de forma brilhante, para menos de um terço, o que lhe valeu, tempos depois, descrever todo o episódio do famigerado criminoso em um livro, com seus mínimos detalhes. A partir daí era comum, eu que começava na advocacia, passar a fazer parceria com ele, em vários novos casos que surgiram e sempre saíamos vitoriosos, sendo destaques nas páginas de jornais, não só de Caruaru como também do Recife. Igualmente, no Tribunal de Justiça do Estado, sempre obtivemos êxito, mesmo nos mais complexos casos.
Dessa nova parceria, surgiu a ideia por parte de Darley de criar uma Subseção, em Caruaru, da Ordem dos Advogados do Brasil. A ideia, como não poderia deixar de ser, logo contou com minha colaboração e, no início da década de 60, fundava-se na capital do Agreste a primeira Subseção que viria a ser pioneira em todo Norte e Nordeste. Hoje em dia são dezenas no interior pernambucano e conta com milhares de subscrições em todo o Nordeste. Como não poderia deixar de ser, justo seria Darley ser eleito o 1.o presidente da Subseção e eu votado para 1.o Secretário. No biênio seguinte, as posições foram invertidas e fui eleito Presidente, merecendo, recentemente, Moção de Aplausos, da atual diretoria daquele órgão, pelos relevantes serviços prestados à classe, no período de 1966 a 1967. Sempre inovador, sua próxima criatividade foi a de implantar, na Capital do Agreste, uma Academia de Letras Jurídicas e, mais uma vez, contando com minha colaboração, foi fundada a Academia Caruaruense de Letras Jurídicas, creio, também, que seja a primeira do interior nordestino. Mais uma vez, ele foi eleito Presidente e eu 1.o Secretário, uma “dobradinha” que se tornou famosa pelas vitórias conquistadas.
Darley de Lima Ferreira que, neste 29 de dezembro, deixa órfãos milhares de seus adeptos, pois foi o primeiro professor de Direito Penal da Faculdade de Direito de Caruaru, durante duas décadas, exerceu, durante mais de 2 anos, o cargo de diretor da Faculdade de Direito de Caruaru, período em que implantou vários melhoramentos na categoria do ensino superior. Antes de assumir tão destacada missão, foi um dos idealizadores da Fundação Instituto de Administração Municipal – FIAM – e, por mérito, foi escolhido pelo Secretário de Interior e Justiça, Superintendente do Sistema Penitenciário de Pernambuco, concomitante com suas funções de Procurador de Justiça do Estado, selecionado por concurso. Entre outras atividades, foi professor da Escola Superior da Magistratura, da SOPECE e da Escola Superior do Ministério Público.
Poliglota, escreveu vários livros, em inglês e francês, cujas edições estão espalhadas pelas mais importantes bibliotecas do País. Honra-me o fato de haver sido o escolhido por ele para revisor
de suas últimas edições na língua portuguesa. Editou nada menos de l4 livros, entre eles o Conheça o Ministério Público, Templários de 1988 e uma edição especial sobre a Subseção de Caruaru da Ordem dos Advogados do Brasil.
Justo registrar que devo minha saída de Caruaru, onde permaneci durante mais de uma década a Darley, que me engajou em várias atividades nas quais ele sempre esteve á frente, motivo pelo qual tenho essa dívida e muita gratidão para quem sempre confiou em meu trabalho, razão pela qual tornei-me um de seus maiores admiradores e, neste triste momento, sinto-me no dever de retribuir de alguma forma, mesmo que seja, apenas, com esta simples despedida, em uma página de jornal. Não me encorajou ir ao seu sepultamento. Espero, todavia, estar presente à missa de 7.o dia, o que julgo um dever, uma obrigação.
Giovanni Mastroianni
Advogado, administrador e jornalista
NOTA DE PESAR DA OAB
OAB Caruaru emitiu nota de pesar pelo falecimento do seu fundador e primeiro presidente.
NOTA DE PESAR
É com imenso pesar que a OAB Caruaru anuncia o falecimento do seu fundador e primeiro presidente, Dr. Darley de Lima Ferreira, ocorrido na manhã desta sexta-feira (29), em Recife, aos 95 anos.
O advogado, professor e escritor Darley de Lima Ferreira fundou a OAB Caruaru em 1960, a primeira Subseção do Norte e Nordeste, a qual presidiu até 1966.
Foi professor do curso de direito da Asces por mais de duas décadas e atualmente fazia parte da diretoria.
Escritor com diversas obras publicadas, lançou na sede da OAB Caruaru, em outubro de 2021, o livro “História da Subseção de Caruaru da OAB-PE” com a presença de diversas autoridades.
Ainda em 2021 visitou, ao lado do atual presidente Fernando Júnior, as obras da construção da nova sede da subseção que foi entregue no mesmo ano.
Em janeiro de 2023, Dr. Darley esteve na sede da OAB Caruaru para conhecer a galeria de ex-presidentes que foi inaugurada em 2022 e que leva o seu nome.
Em abril de 2023 o mesmo realizou sua última visita na sede da OAB Caruaru.
Dr. Darley deixará saudades e sempre será lembrado pelo seu legado para a advocacia e toda a sociedade.
A OAB Caruaru, por meio do presidente Fernando Júnior, decreta luto oficial de 08 dias e presta condolências a todos os familiares e amigos pela inestimável perda.




Nenhum comentário:
Postar um comentário