17/01/24

Revoredo nesse sábado, 20, em Caruaru

Fotos: José de Holanda

Com um histórico musical marcado por sua versatilidade e influências que transitam entre MPB, elementos regionais e nuances sensíveis de afrobrasilidade, o artista garanhuense Revoredo se apresentará nesse sábado, 20 de janeiro, 19h30, no Teatro Rui Limeira Rosal, do SESC Caruaru. A entrada é franca!

iniciou no dia 25/11, em Arcoverde, uma turnê que irá passar por mais quatro cidades pernambucanas, percorrendo todas as macrorregiões do Estado. Os shows consistirão num repertório baseado no álbum "Revoredo", seu primeiro trabalho autoral, lançado em 2020.

O disco, composto por 11 faixas inéditas, recebeu aclamação da crítica especializada e se destacou por sua riqueza lírica, engenhosidade poética nas rimas e versos, abraçando uma pluralidade de ritmos e poéticas. Este álbum foi viabilizado através do incentivo do primeiro edital de Música do Funcultura, sendo o pioneiro na linha de gravação de disco aprovado no Agreste Meridional. Seu sucesso resultou em duas premiações no Prêmio da Música de Pernambuco 2022.

A produção musical da obra é assinada por Juliano Holanda e traz composições de Revoredo junto a parceiros de estrada como PC Silva, Kleber Albuquerque (SP), Marcelino Freire, Martins, Nilson Carvalho (MT), Marcello Rangel e o próprio Holanda.

Com repertório vasto e anos de palco, o artista traz um recorte de canções que celebra sua trajetória de vida. O trabalho, feito à muitas mãos, revela a essência do artista e seu modo de fazer arte, focado no primor da composição e no lirismo entre a poesia e a canção.

As composições musicais exploram temas universais como amor, saudade, espiritualidade, conexão com a natureza, reflexões sobre o tempo e a própria existência. Essas letras e versos transcendem fronteiras regionais, inspirando e tocando pessoas além de qualquer limite geográfico, conectando-se com sentimentos e emoções universais.

A turnê de Revoredo passou por diversas cidades, Arcoverde no dia 25 de novembro, Goiana em 01 de dezembro, Afogados da Ingazeira em 23 de dezembro e encerrando na segunda quinzena de janeiro com apresentações em Recife e Caruaru. Acompanhado de uma banda talentosa, composta por Efraim Rocha (contrabaixo), José Carlos Pereira (acordeom e teclado), Nino Alves (percussão) e Betinho Lima (bateria), Revoredo promete uma experiência musical memorável para o público em cada cidade.

Todos os shows serão de acesso gratuito e contarão com interpretação em libras, reforçando o compromisso do artista com a acessibilidade. Este projeto é produzido por Stephany Metódio e Selo Studio Tear, incentivado pelo edital do Funcultura de Música e Governo do Estado de Pernambuco.

Sobre o artista                                                       

Um dos principais cantautores da atual geração da música de Pernambuco, Revoredo continua a deixar sua marca na cena musical do Estado e, através de seu trabalho, reforça a importância da produção cultural e artística local, inspirando novos talentos e enriquecendo a tapeçaria artística da região. O artista foi selecionado na etapa nacional do edital "Arte como Respiro", promovido pelo Itaú Cultural, conquistando um dos dois prêmios destinados ao agreste pernambucano.

Durante o período de isolamento social, Revoredo não cessou sua produção artística, lançando a "Trilogia Trancada", composta por três singles e lyric vídeos que retratam musicalmente o cenário contemporâneo. Esses trabalhos estão disponíveis em todas as plataformas digitais, mantendo a conexão do artista com seu público mesmo em tempos desafiadores. Ainda assim, essa é a primeira oportunidade que o artista terá de circular o estado com seu repertório autoral após o fim da pandemia.

Junto ao Coletivo Tear, Revoredo tem sido um agente ativo na movimentação cultural do Agreste Meridional, desempenhando papéis fundamentais em projetos como a Mostra Mundaú de Canções, Studio Tear, TeArte - Viva o Coletivo, e como curador e idealizador do FEMUAG - Festival de Música Autoral de Garanhuns. Além disso, faz parte da Mostra Reverbo.

Nenhum comentário: