Mostrando postagens com marcador Nacional. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Nacional. Mostrar todas as postagens

25/05/23

Pernambuco receberá investimentos federais para gestão de resíduos sólidos

Quatro consórcios do estado foram selecionados em edital para receber cerca de R$ 8 milhões cada um para desenvolvimento de projetos. Fotos: Tarciso Augusto/Gcom Semas-PE

Quatro consórcios do estado de Pernambuco foram habilitados com pontuação entre os dez primeiros colocados no edital do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) de Resíduos Sólidos do Governo Federal para receber investimentos e apoio técnico na elaboração de projetos com foco nas atividades de manejo de resíduos domiciliares, como coleta, transbordo, transporte, triagem, entre outros.

Cada grupo selecionado vai receber em torno de R$ 8 milhões em investimentos, incluindo consultoria especializada, para a elaboração dos projetos técnico, econômico-financeiro e jurídico.

Os recursos são do Fundo de Estruturação de Projetos (FEP), gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pela Caixa Econômica Federal (CEF), em parceria com a Secretaria Especial para o Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República do Governo Federal (SEPPI-CC).

O Consórcio dos Municípios Pernambucanos (Comupe), vinculado à Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), ficou em segundo lugar no edital e deve iniciar os trabalhos já a partir de junho.

Além dele, foram habilitados também:

-        Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe Pernambucano (Cisape), com proposta que congrega os municípios de Trindade, Santa Filomena, Santa Cruz, Parnamirim, Ouricuri, Moreilândia, Ipubi, Granito, Exu, Dormentes, Bodocó e Afrânio;

-        Consórcio Público dos Municípios da Mata Sul Pernambucana, com proposta formada por Xexéu, Ribeirão, Pombos, Palmares, Escada, Cortês e Chã Grande;

-        Consórcio Público para o Desenvolvimento da Região Agreste Meridional de Pernambuco, com as cidades de Tupanatinga, São João, Paranatama, Palmeirina, Manari, Lajedo, Jucati, Itaíba, Calçado, Angelim e Águas Belas.

Esse resultado representa um grande e importante passo para a gestão de resíduos sólidos de Pernambuco e está alinhado à nova política estadual de estruturação do setor anunciada no início da gestão da Governadora Raquel Lyra.

Uma modelagem adequada para a gestão dos resíduos sólidos traz resultados não apenas para o meio ambiente, mas gera emprego, melhora a renda, cria novas oportunidades para pernambuco, com impactos positivos até mesmo na saúde pública, trazendo justiça ambiental”, comemora a secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha do estado de Pernambuco, Ana Luiza Ferreira.

Entre os ganhos para a sociedade e meio ambiente pernambucanos, destacam-se a manutenção do fim dos lixões - um feito histórico para o estado -, redução da poluição do solo, ar e água, melhoria na qualidade dos serviços, fortalecimento da atividade de logística e valorização do trabalho dos catadores de lixo, hoje considerados agentes fundamentais desse processo.

A partir de agora, o executivo estadual, através da Semas-PE, a Caixa e o BNDES trabalharão de forma colaborativa e integrada para encontrar soluções que integrarão um modelo não só para Pernambuco e seus municípios, mas que também poderá ser replicado futuramente para todo o Brasil.

O contrato prevê a criação de uma modelagem de gestão que contemple iniciativas e alternativas para reduzir os impactos produzidos por esses materiais ao serem descartados no meio ambiente. Uma delas, por exemplo, é a logística reversa, em que o lixo produzido por empresas e indústrias seja de sua própria responsabilidade e voltem para que elas mesmas façam a destinação correta e/ou reaproveitamento de seus rejeitos.

Nesta primeira fase, será feito um diagnóstico da realidade de cada município. Estimativa de indicadores financeiros, operacionais, identificação de aterros controlados no município e de possíveis áreas a serem destinadas ao tratamento e disposição final de resíduos, a viabilidade ambiental e social das soluções, entre outros pontos, necessários para elaboração dos projetos.

Após esse mapeamento, serão elaborados os projetos técnico, econômico-financeiro e jurídico com recursos do FEP. Ao serem concluídos, a licitação é realizada pelo consórcio e a empresa vencedora será a responsável por operacionalizar o projeto elaborado pelo FEP. 

“O lixo é um ativo. A falta de políticas adequadas de manejo faz com que empresas públicas e privadas percam oportunidades reais e transformem seus negócios”, reforça a secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha de Pernambuco.

14/03/23

Prefeito de Caruaru Rodrigo Pinheiro é empossado vice-presidente do 'G100' grupo especial da Frente Nacional de Prefeitos (FNP)

Foto: Secom

O Prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), encontra-se em Brasília em busca de recursos e participando do 84º Encontro da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que acontece desde a última segunda-feira (13). Entre as atividades do grupo de gestores municipais, está as discursões do G100, grupo de municípios com mais de 80 mil habitantes, identificado pela FNP, por apresentar uma situação complexa de baixa receita per capita e elevada demanda por serviços públicos. Na ocasião, o Prefeito Rodrigo Pinheiro foi empossado como vice-presidente da FNP para o G100. Atualmente são 112 cidades brasileiras que se encaixam no grupo G100, onde são levados em conta quatro critérios: receita corrente per capita, proporção de crianças de até 5 anos de idade não matriculadas no ensino infantil, taxa de dependência do SUS e população abaixo da linha da pobreza.

“A Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) possui várias temáticas específicas, mas o G100 se encaixa nessa transversalidade dos principais problemas enfrentados por esses municípios populosos e relevantes, como Caruaru. O grande desafio é se debruçar nesse trabalho em conjunto com esses municípios, pois são grandes as demandas pra gente trabalhar em prol de todos. Temos pela frente muito que dialogar e seguir buscando sempre o melhor para nossos municípios, principalmente junto ao Governo Federal, até por que o próprio governo já sinalizou, e vem sinalizando, várias ações voltadas a esses municípios de porte médio, com receitas não tão altas, mas populosos e com elevada demanda de serviços públicos, como é o caso da nossa cidade”, ressaltou Rodrigo Pinheiro.

FNP - Prefeitas e prefeitos de todas as regiões do país estão em Brasília/DF para a 84ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). O evento ocorre nos dias 13 e 14 de março, com mais de 520 inscritos, entre eles mais de 100 prefeitos, sendo 15 de capitais. As autoridades municipais debatem os desafios das médias e grandes cidades, com a presença do presidente e vice-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin, além dos Ministros Fernando Haddad e Alexandre Padilha.

09/01/23

NOTA DE REPÚDIO DO SINDLIMP CARUARU E REGIÃO AOS ATAQUES A DEMOCRACIA BRASILEIRA

Bolsonaristas atearam fogo no Congresso Nacional durante ato terrorista em Brasília, neste domingo (8) — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Sindlimp Caruaru e região, sindicato que representa todos os trabalhadores e trabalhadoras da Limpeza Urbana do Agreste de Pernambuco. Vem por meio de nota, repudiar os ataques feitos covardemente por parte de uma monitoria fascista que, instigada pelo anterior governo derrotado nas urnas, não tem aceitado o resultado da última eleição ocorrida no ano passado. 

Salientamos que o Brasil viveu durante 21 anos em um período de ditadura militar fascista. Esse período triste de nossa história durou de 1º de abril de 1964 até 15 de março de 1985, onde os direitos sociais e humanos foram destituídos, bem como a constituição federal, carta magna do povo brasileiro. 

Ainda durante este período, centenas de pessoas foram assassinados, mulheres estupradas, além de uma série de sequestros, cassação dos direitos civis e políticos e sindicatos, como o Sindlimp, que contribuem para o avanço das lutas e dos direitos da classe trabalhadora foram perseguidos e fechados. 

Durante a ditadura a população empobreceu e os artistas foram tal como a democracia amordaçados. Por este motivo, o povo brasileiro e em especial a classe trabalhadora, construtora de todas as riquezas deste país, não pode achar normal ou mesmo aceitável o que ocorreu na manhã deste último domingo, 08 de janeiro de 2023. Ao contrário, é com espírito de combate e em nome daqueles filhos e filhas do povo que deram suas vidas para que hoje tivéssemos o direito ao voto, direitos constitucionais e sobretudo o estado democrático de direito, que repudiamos tais ataques aos três poderes, bem como a constituição federal em si. 

Um país livre se faz com respeito ao diálogo e sobretudo as escolhas da qual perpassa todo o processo eleitoral. Salientamos que, faz-se necessário uma correta investigação e apuração de tais crimes contra não somente um partido, mas sim, contra a nação brasileira, que democraticamente, escolheu no dia 30 de outubro de 2022, um outro caminho a seguir que é o da renovação e esperança. Ademais, para que não voltemos ao passado, é urgente que um país onde seus torturadores morrem e não são julgados, modifique sua conduta, para que possamos usar de fato a emblemática palavra de ordem "para que nunca se esqueça, para que nunca mais aconteça". 

Punição aos golpistas, aos criminosos. Pela soberania nacional, em defesa do estado democrático de direito!

ORGANISMOS DO POVO DE DEUS REPUDIAM ATAQUES FEITOS CONTRA AS SEDES DOS TRÊS PODERES DA REPÚBLICA, EM BRASÍLIA


O Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) e a Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil (CRB), organismos do Povo de Deus da Igreja no Brasil, divulgaram notas em que repudiam os atos antidemocráticos que provocaram as invasões e depredações às sedes dos três poderes da República: Executivo, Legislativo e Judiciário, na tarde deste domingo, 8 de janeiro, em Brasília.

Na nota, o CNLB afirma que reitera o apoio ao sistema democrático e considera que houve falta de intervenção eficiente da Polícia Militar do Distrito Federal. Diante dos fatos a nota exige “que os envolvidos em tais ações, bem como seus financiadores, sejam identificados e julgados pelos crimes cometidos”.

O CNLB convoca ainda na nota que mulheres e homens de boa vontade, movimentos sociais e expressões eclesiais se juntem a partir da cultura de paz para “trabalharmos por uma sociedade justa e fraterna, sem exclusões e preconceitos”.

Repúdio a atos terroristas

Já a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) também expressou em nota o mais veemente repúdio aos atos terroristas acontecidos neste domingo. “Urge que seus feitores, mentores, instigadores e financiadores sejam identificados, responsabilizados e punidos conforme as leis brasileiras, às quais todos os cidadãos estão submetidos, para que atos semelhantes não voltem a se repetir”.

A nota convida ainda a toda a vida religiosa consagrada a “unir-se em oração e em ação para que a nação brasileira tenha a força, coragem e a serenidade necessárias para superar o ódio e violência criminosamente semeada nas mentes e corações de alguns poucos que tentam destruir a possibilidade de convivência pacífica e amizade social entre brasileiros e brasileiras”.

Punição aos envolvidos

A Signis Brasil, Associação Católica de Comunicação de direito pontifício, também emitiu nota de repúdio atos antidemocráticos. Segundo a associação, “não podemos mais aceitar atos criminosos disfarçados de manifestações”.

A nota destaca ainda que esses atos atacam as instituições democráticas, as leis do país e o povo brasileiro. “É urgente que os os executores, os mandantes e os financiadores sejam identificados e punidos no rigor da lei. Seguimos atentos, unidos em oração e acreditando que a justiça punirá de forma exemplar cada um dos envolvidos nesses atos de terrorismo”.

Afronta ao Estado brasileiro

Em comunhão com a nota emitida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os bispos do Estado de São Paulo manifestaram repúdio pelos ataques “violentos e antidemocráticos” contra os três poderes, ocorrido ontem, 8 de janeiro.

Por meio de seu perfil em uma rede social, o cardeal Odilo Scherer afirmou ser “inaceitável o que aconteceu em Brasília”. Salientou que não tem cabimento no convívio democrático. “É necessário acalmar os ânimos. Quer quer ser respeitado, precisa respeitar”, disse em seu post.

Lideranças Evangélicas Emitem Nota sobre os atos terroristas e golpistas em Brasília

O vandalismo e os atos terroristas que aconteceram em Brasília contou com a presença de pastores, cantores e centenas de evangélicos. Mesmo havendo evangélicos nos atos de baderna, terrorismo e antidemocráticos de Brasília, diversos líderes e denominações repudiaram o ato. Confira abaixo alguns deles:


ALIANÇA LAMENTA E REPUDIA ATAQUES AOS TRÊS PODERES

Nós da Aliança Cristã Evangélica Brasileira defendemos a livre manifestação dentro dos limites constitucionais, por isso repudiamos veementemente os atos antidemocráticos, violentos e injustificáveis ocorridos ontem em nossa capital federal, inclusive com a destruição de símbolos da democracia pela qual tanto zelamos. Reafirmamos nosso compromisso com o Estado Democrático de Direito e suas instituições.

A fé cristã tem as simultâneas marcas da verdade, da justiça e da paz. Baseados nestes princípios, afirmamos a importância de se apurar os responsáveis por estes trágicos acontecimentos, de modo que a justiça seja cumprida e a paz estabelecida.

Por esta paz com justiça conclamamos todas as igrejas a unirem-se a nós em oração por nosso país, por nossos governantes e pela busca de um testemunho de vida que aponte nessa mesma direção.

ALIANÇA CRISTÃ EVANGÉLICA BRASILEIRA


Nota dos pastores e pastoras da Igreja Betesda


Nós, que compomos o colégio pastoral da Igreja Betesda, repudiamos  veementemente, os episódios extremistas e  violêntos praticados  em Brasília/DF na tarde do domingo, 08 de janeiro de 2023. 

Não cabe neste momento  imparcialidade sobre atos vandalismos  contra o patrimônio público na Praça dos Três Poderes  aos Poderes constituídos e a democracia brasileira.

São inadmissíveis atos  golpistas e antidemocráticos que ofendem o Estado Democrático de Direito e  ferem  profundamente as instituições que a Constituição Federal  1988 estabelece para  sua defesa.

Rejeitamos não somente a destruição dos símbolos da democracia, como as mensagens de cunho religioso que estimularam as ações terroristas que não se alinham ao espírito dos Evangelhos e causam extrema preocupação.

Que as instituições reajam com o rigor da lei e com acenos de estabilidade. Acreditamos no futuro da democracia do nosso país.

13/06/22

Feira Nordestina da Agricultura Familiar: inscrições são gratuitas e abertas ao público

A I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária – FENAFES será realizada no Centro de Convenções de Natal (RN), de 15 a 19 de junho de 2022. Os pavilhões de exposição, degustação e venda dos produtos da agricultura familiar e economia solidária estarão abertos ao público das 16h às 22h. A programação formativa - encontros, palestras, seminários e rodas de conversa – começa ainda pela manhã. O formulário para inscrição está disponível no link https://doity.com.br/fenafes. 

O acesso é gratuito ao evento em si e para todas as atividades abertas ao público em geral (visto que algumas são restritas para grupos específicos), sendo que é necessário se inscrever para garantir vagas e gerar certificado de participação. 

A feira também será um espaço estratégico para reafirmação da nossa identidade cultural, saberes e sabores que marcam e caracterizam o povo nordestino, onde contará com a cozinha “Sabores da Terra” e Festival Gastronômico, além de uma ampla programação cultural com shows de artistas de música popular. 

Estão confirmados nomes como Lia de Itamaracá, Mariana Aydar, Mestrinho, Carlinhos Zens, Cida Lobo, Circuito Musical, Deusa do Forró, Zé Hilton, Maciel Salú, Siba, dentre outros.

12/04/22

Acampamento Terra Livre: Juntas acompanham em Brasília as manifestações dos povos indígenas de todo o país na luta por direitos

A codeputada Joelma Carla, da mandata coletiva das Juntas (PSOL/PE), acompanhou do dia 4 ao dia 10 de abril o 18° Acampamento Terra Livre, movimento que reúne mais de 7 mil indígenas de 200 povos de todo o Brasil. Na pauta do acampamento, está a defesa da demarcação das terras indígenas e a oposição ao PL 191/2020, que libera a mineração e a geração de energia em terras indígenas e o PL 490/07, do Marco Temporal, que limita o reconhecimento de novas terras tradicionalmente habitadas por povos originários e pode levá-los a perder os meios para sua sobrevivência.

Durante o acampamento, a codeputada participou de atividades como a Marcha da Demarcação, manifestação que além de pedir a demarcação das terras indígenas, denunciou o risco do pacote de projetos de lei que, se aprovados, vão destruir os territórios sagrados e toda a fauna e flora. 


A codeputada Joelma Carla também se reuniu com lideranças indígenas como Sônia Guajajara e Cacique Marcos Xucuru para debater a luta indígena em Pernambuco e no Brasil.Em um dos momentos mais marcantes da semana, a codeputada fez a entrega dos votos de aplauso concedidos pela mandata, aprovados pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, para três organizações de luta de povos indígenas - a Associação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME); a Associação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB); e a Associação Nacional de Mulheres Indígenas Guerreiras Ancestrais (ANMIGA). Os votos de aplauso representam um reconhecimento da importância dessas associações na luta pela defesa dos povos tradicionais e seus territórios sagrados, e pela garantia de todos os seus direitos.


Simultaneamente à presença da codeputada no Acampamento Terra Livre, a mandata das Juntas protocolou na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) um projeto de lei que cria o Dia Estadual de Luta e Resistência dos Povos Indígenas, a ser celebrado em todo 19 de abril. A data tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da vida, resistência e luta dos povos originários.

09/03/22

Presidente do PSB toma decisão sobre federação com o PT

diariodocentrodomundo

Na última terça-feira (8), o presidente do PSB, Calos Siqueira, descartou a possibilidade de federação com o PT. A resolução foi compartilhada por Siqueira em conversa com o deputado estadual Bernardo Mucida, de Minas Gerais, na véspera da reunião com o partido, prevista para esta quarta-feira (9).

Há um mês, Carlos Siqueira elaborou um documento com sugestões concretas do PSB para uma federação com o PT. O texto foi entregue à presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, que analisaria os termos. No entanto, tanto no PT quanto no PSB, dirigentes apontaram que, hoje, é “praticamente impossível” que haja a federação.

Divergências sobre candidaturas a governador neste ano em estados, como São Paulo, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, e sobre como deverão ser escolhidos os nomes para disputar prefeituras em 2024 são os principais obstáculos para um acordo.

No encontro com Siqueira, Mucida disse que cogita sair do partido caso não ocorra a federação. Siqueira respondeu, então, que a federação já estava descartada.

PT e PSB juntos

Apesar de a federação com o PT estar descartada pelo presidente do PSB, os dois partidos devem estar juntos na forma de uma coligação, na chapa presidencial. É por isso que Geraldo Alckmin se filiará em breve ao PSB e também será vice na chapa de Lula.

Com isso, o PSB e o PT estarão juntos já no primeiro turno, mas apenas em parte dos estados. Em São Paulo, por exemplo, há a permanência do impasse: o pessebista Márcio França cogita concorrer contra o petista Fernando Haddad pelo governo do Estado.

22/04/20

Favela contra o vírus: solidariedade reduz efeitos da COVID-19 nas comunidades de BH

Ação da Cufa Minas leva cestas básicas aos moradores
Belo Horizonte tem boa parte da população morando em vilas e favelas, onde o adensamento populacional e a deficiência na oferta de serviços sanitários tornam esses espaços ainda mais vulneráveis ao novo coronavírus. Por essa razão, líderes dessas comunidades criaram estratégias para tentar conter o avanço da COVID-19. As lideranças fazem o mapeamento das famílias vulneráveis, repassam as dicas de higienização e têm buscado alimento para que as pessoas consigam atravessar o período de isolamento social sem passar fome. Foi criado também até uma forma de dar assistência afetiva e psicológica, a Rede de Afeto.


"As ações são importantes para  que as pessoas tenham condições de permanecer em casa. Elas precisam ter comida e condições higiênicas para se prevenir. Nossa ação visa dar amparo para essas famílias e contribuir com o seu bem-estar", afirma Francis Henrique, presidente da Central Única das Favelas (Cufa Minas).


De acordo com a pesquisa Mães da Favela, realizada pelo Data Favela em março, nove em cada 10 moradores mudaram a rotina devido ao coronavírus. A pesquisa informa que 76% das mães, cujos filhos deixaram de ir para a escola, dizem que os gastos em casa aumentaram, e 37% delas trabalham como autônomas. No Brasil, são 13 milhões de pessoas vivendo em favelas.

Uma das ações em Minas é coordenada pela Cufa Minas. A meta é levar alimentos e artigos de higiene para cerca de 3 mil famílias em 150 favelas. A ação pretende ser realizada tendo como orientação manter o mínimo de contato e respeitar a quarentena.

Outro projeto é Solidariedade Salva Vidas, desenvolvido em parceria pelo A Rebeldia, Raízes, MST e Casa dos Jornalistas. O objetivo é arrecadar cestas básicas e produtos de limpeza e higiene para distribuir para 2 mil famílias. Parte dessa iniciativa inclui também 1 mil livros para compor as cestas básicas, doados pela Livraria Quixote+DO. A Xeque Mate, bebida que foi sensação no carnaval de BH, pretende distribuir álcool 70º GL e cestas básicas para o Aglomerado da Serra e Morro das Pedras.

Como as ações de solidariedade são realizadas por diferentes instituições, as lideranças estão unificando as listas das famílias beneficiadas. É o que ocorre no Aglomerado Santa Lúcia, onde foi estruturada uma rede para realizar a distribuição envolvendo líderes comunitários e a Escola Estadual Dona Augusta Gonçalves Nogueira.
"Estamos fazendo essa rede para que a distribuição fique justa, para que uma família ganhe duas cestas básicas num mês, enquanto a outra não ganha nada. A nossa ideia é equilibrar", afirma o presidente da Associação do Aglomerado Santa Lúcia, Dan Carvalho.

Ele integra a ação de pessoas e instituições para que as pessoas da comunidade possam ficar em casa. "A gente joga por terra o que eles estavam dizendo a pessoa morre da doença ou morre de fome. Todas essas lideranças têm responsabilidade suficiente para mostrar que aqui ninguém vai morrer de fome", afirmou.

Há 22 anos, toda a família de Jhutay Nogueira participa de projetos de solidariedade no Morro das Pedras. "Temos como missão transformar nossas dores em ação. Em situação de pandemia ou chuva, toda vez que acontece uma tragédia, quem sofre mais é a periferia. Para se ter uma ideia das últimas chuvas, até hoje, temos pessoas que não têm onde ficar. Não foi feito nada.

Ela afirma que sempre teve como objetivo que todos os moradores da comunidade tivessem o que alimentar. Ela lembra que como o estado não chegue as lideranças assumem as responsabilidades. Eles devem distribuir 200 cestas. Também contribuem com a distribuição de verdura e frutas, doadas por um sacolão. "É um trabalho de formiguinha. É muito pouco. A gente sabe que tem muita gente precisando", conclui.

Fonte: O Estado de Minas

28/09/17

A história do Brasil pelo olhar feminino

poeta
“Então quando eu comecei a escrever eu percebo que o feminino era uma coisa que perpassava todos os meus textos, e não só o feminino, mas o feminino numa dimensão estrutural. Então, a minha ideia de olhar para a história do Brasil revisitando como são as construções do feminino estão um tanto nisso. De ver como que hoje você tem tantos assédios no espaço público, você tem uma desigualdade absurda de gênero, você tem uma violência que mata muitas mulheres por dia. Não é uma coisa de agora, pelo contrário, a nossa nação ela foi fundada sob o vulto de uma menina desacordada, o patriarcado funda inclusive o nome do Brasil”, expressa Romão.
A poeta observa que o Brasil se consolidou economicamente em ciclos: o ciclo da borracha, o ciclo do café, o ciclo do ouro e o da cana de açúcar. Na política, de acordo com ela, o processo se repete e o país tem ciclos democráticos e ciclos de abruptas interrupções na democracia:
“Se você olhar para a nossa história, desde a independência até agora esse impeachment, que na verdade é um golpe, a gente sofre vários processos de interrupção de um possível nascimento de um Brasil. Então eu entendo a história brasileira como uma gestação que sempre é forçada a um aborto muito violento”, denuncia a poeta.
Em diálogo com a duração do ciclo menstrual, Romão organizou a sua narrativa norteada pelo número 28. São 28 poemas e 28 fotografias que preenchem as páginas do livro, que foi organizado como um calendário.
O ensaio fotográfico é fruto de uma parceria com o fotógrafo Sérgio Silva, que retratou partes do corpo de Luiza. Posteriormente, a artista fez intervenções nas imagens costurando com linha vermelha objetos metálicos, que representam as intromissões do patriarcado no corpo feminino.
Além do livro, Sangria se desdobrou em uma websérie criada em parceria com outras mulheres artistas que trouxeram suas próprias leituras sobre os poemas de Luiza. Para isso, as artistas exploraram linguagens diferentes como pintura, bordado, grafite e música. O material foi registrado em vídeo e contou com quase 50 mulheres envolvidas no processo.
Para apresentar tudo isso ao público, Luiza realizará a Ocupação Sangria no Sesc Pinheiros no dia 11 de outubro. Serão 28 dias de programação que conta com exibição dos videopoemas, um show-lírico (com microfone aberto e jam session musical), uma oficina de videopoema e o lançamento do livro.
Sangria termina com luta e sangue. Nas palavras de Luiza, o momento de grande conservadorismo que marca os dias de hoje no Brasil, pede que a palavra se torne granada.
Fonte: Brasil de Fato