18/08/17

Curso de qualificação profissional para arte-educadores, em Caruaru


Curso de qualificação (40 horas) Destinado a arte educadores, educadores e mediadores de museus e instituições culturais com pelo menos o ensino médio completo, estudantes do ensino técnico e superior das regiões metropolitanas do Recife e do Agreste.

Busca promover a compreensão da cultura e da arte como campos conceituais construídos historicamente pela humanidade, desenvolver a ideia-conceito de arte como experiência, refletir sobre a trajetória histórica e sócioepistemológica dos programas educativos em museus e instituições culturais no Brasil, e mais especificamente em Pernambuco, identificar as diferentes tendências e concepções da mediação sociocultural nos processos educativos, analisar a abordagem triangular do ensino da arte como um dos princípios norteadores da prática da mediação em arte na atualidade, entre outros aspectos.

Conteúdo Além dos conteúdos que serão desenvolvidos em sala de aula, estão previstas no programa a realização de atividades práticas e visitas técnicas à Casa-museu Magdalena e Gilberto Freyre (Recife) e ao Museu do Barro (Caruaru) que permitirão vivenciar processos de mediação em instituições culturais, além de dar oportunidade para trocas de experiências entre os profissionais envolvidos nessas instituições e os cursistas.


Quem vai ministrar Everson Melquiades Araújo Silva - Arte/Educador, ator e professor do curso de Fundamentos do Ensino da Arte e do Teatro, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É coordenador do Programa de Ensino de Arte Casa da Criatividade e do Núcleo Educacional Irmãos Menores de Francisco de Assis (NEIMFA). Diretor da Escolinha de Arte do Recife. Doutor e mestre em em Educação, pela UFPE e graduado em Pedagogia, pela UFPE. Dedica-se ao desenvolvendo pesquisas e estudos sobre Arte/Educação, com ênfase nos diferentes aspectos relacionados ao processo de formação de professores para o ensino de arte. Atua na área de educação e nos movimentos sociais e populares desde 1988.

Inscrições e mais informações AQUI

Nenhum comentário: