23/09/17

Em primeira mão: FETEAG 2017 "invadirá" apartamentos de Caruaru com Rimini Protokoll


"Brasil em casa. Home Visit Caruaru“ 
"Brasil em casa" é um espetáculo que cabe num apartamento. Uma ideia grande para a intimidade da nossa casa. Brasil em casa questiona o que é a república. É uma coligação de estados, uma identidade cultural, uma forma de coabitação? Políticos costumam responder que uma república é uma ideia em mudança constante, mas para o cidadão comum esta verdade abstrata talvez represente pouco. Rimini Protokoll aceitou o desafio de fazer caber este conceito político na realidade concreta de um apartamento. Numa sala de estar de uma casa particular, 15 pessoas tomam parte de uma performance que entrelaça histórias pessoais com os mecanismos políticos do Brasil. Quanta democracia temos em nós?
Esses artistas estarão em outubro no Brasil em apenas três cidades: Rio de Janeiro, Salvador e Caruaru, no FETEAG deste ano.
Fábio Pascoal, falou com exclusividade para nosso blog de sua felicidade do FETEAG colocar Caruaru nesse patamar - "Conseguimos colocar Caruaru no circuito mundial do teatro, um coletivo alemão que está vindo com o apoio do Goethe Institut para realizar cinco apresentações/encontros, entre 23 a 26/10, em 5 apartamentos/casas diferentes, para 15 pessoas em cada apartamento/casa."
Você pode receber "Brasil em casa" na sua própria casa ou ser um convidado num apartamento de alguém que não conhece. Cada performance tem lugar em diferentes casas e, assim, o projeto viajará por dezenas de apartamentos no Rio de Janeiro, em Salvador e Caruaru, construindo uma rede que em vez de crescer a partir de um centro, se estende de porta em porta por todo o país.

Conceito / Guião / Direção: Helgard Haug, Stefan Kaegi, Daniel Wetzel (Rimini Protokoll) 
Dramaturga: Katja Hagedorn
Design do jogo: Grit Schuster, Hans Leser, Mirko Dietrich
Assistência ao design do jogo: Philipp Arnold
Cenografia: Belle Santos, Lena Mody
Assistente à cenografia: Ran Chai Bar-zvi
Direção de produção: Juliane Männel
Direção técnica: Sven Nichterlein
Webdesign: Tawan Arun + Ralph Gowers (Programação) Gestão editorial do website: Cornelius Puschke

Os autores e diretores Helgard Haug, Stefan Kaegi e Daniel Wetzel trabalham juntos desde 2000 e, a partir de 2002, passaram a assinar suas criações coletivas como Rimini Protokoll, com o intuito de desenvolver ferramentas teatrais que permitam perspectivas incomuns da realidade. São reconhecidos por explorar possibilidades entre a realidade e a ficção, por criar projetos interactivos a partir de situações concretas e lugares específicos, e por trabalharem com pessoas comuns como protagonistas, aos quais chamam de “expertos”, em palcos e outros espaços das cidades.

Com base em Berlim o colectivo trabalha no mundo todo e também já passou pelo Brasil várias vezes: Em 2002 Stefan Kaegi veio como primeiro representante do Rimini Protokoll para realizar "Matraca Catraca“ - uma viagem teatral num ônibus por Salvador da Bahia. O Rio de Janeiro convidou sua peça "Torero Portero“ com porteiros argentinos. Em 2007, o coletivo criou, com Lola Arias, a instalação Chácara Paraíso, sobre o trabalho da polícia militar de São Paulo e, em 2014, Stefan Kaegi criou o audiotour Remote São Paulo, partindo do Sesc Belenzinho. Em 2016 "100%“ São Paulo foi realizado com um grupo de cem pessoas que represente estaticamente a composição de São Paulo no Teatro Municipal para a MITSP.
Ao longo de sua trajetória, o Rimini Protokoll conquistou o Prêmio do Teatro Europeu de Novas Realidades Teatrais, em 2008; o Leão de Prata na 41a Bienal de Veneza, em 2011; o prêmio de Excelência no 17o Japan Media Festival, pela video instalação Situation Rooms, sobre a indústria armamentista, em 2013; e o Grande Prêmio de Teatro da Suíça, em 2015, entre outros prêmios.

FETEAG 2017
A edição 2017 do Festival de Teatro do Agreste – FETEAG acontecerá no período de 18 a 29 de outubro e, tendo em vista o enorme sucesso de público e critica, novamente acontecerá a Mostra Recife, de 18 a 21 de outubro, levando para a capital pernambucana um recorte específico de sua programação, com espetáculos e workshop, que acontecerão nos teatros Hermilo Borba Filho e Milton Bacarelli/UFPE.

Nenhum comentário: