22/09/17

Rock in Rio: Saiba mais sobre o Grupo Grial de Dança


Quem assistiu na noite desta sexta, 22, o show O Grande Encontro, no palco SunSet do Rock in Rio, viu uma grande celebração da cultura popular, dando uma imensa visibilidade a cultura pernambucana. Tanto pela apresentação da banda de Pífano Zé do Estado como pelos ritmos executados, tendo o encerramento do show com o frevo. Na plateia percebia-se várias bandeiras de Pernambuco e no palco um chamado balé "nas alturas". Foi o Grupo de Danças pernambucano Grial, que existe há exatamente duas décadas e durante vários momentos fez show aéreo.
Uma história em duas décadas
O Grupo Grial foi criado em 1997 por Ariano Suassuna e Maria Paula Costa Rêgo como uma pesquisa de linguagem contemporânea de dança com base na tradição popular do Brasil. Em duas décadas, foram criados 12 espetáculos e três estudos coreográficos, nos quais estão presentes elementos das manifestações nordestinas em equilíbrio com as releituras da contemporaneidade, unindo no elenco brincantes populares e bailarinos de dança contemporânea.
A primeira montagem da companhia estreou em 19 de março de 1998, no Teatro Arraial. Em A Demanda do Graal Dançado, os artistas foram beber na fonte das novelas medievais, com músicas de Villa-Lobos, Antônio Madureira, Beethoven, Antônio Carlos Nóbrega e Mestre Salustiano.
Uma das apresentações mais marcantes na trajetória do grupo foi para a bailarina e coreógrafa Pina Bausch, em agosto de 2002, no Recife. Naquela ocasião, o Grial apresentou para ela o espetáculo um trecho do espetáculo Uma Mulher Vestida de Sol – Romeu e Julieta.

Nenhum comentário: