15/05/18

Casa do Pife Ajuda a Perpetuar Tradição Musical de Transmissão Oral

Um Batalhão de Pífanos saindo de dentro da Casa
Na foto vemos integrantes da Apodec, Associação de Pessoas com Deficiência de Caruaru, que formaram uma Banda de Pífano e estão já se apresentando. A Banda de Pífano da Inclusão é coordenada por Weskley do Pífano, que foi aluno da Casa do Pife e também já desenvolveu outras formações de Banda de Pífano que estão em atuação, cujo os componentes aparecem também na foto, que são: Banda de Pífano Arrasta Pife, Banda de Pífano Mandacaru. Na foto também consta as Bandas de Pífano Nossa Senhora das Graças, Banda de Pífano Zé do Estado e Banda de Pífano Zé do Estado Mirim. O maestro Anderson do Pife está ao centro. 
No sábado passado, durante o café da manhã organizado pela Associação dos Artesãos e Comerciantes da Feira de Artesanato de Caruaru, onde teve também o lançamento do CD de poesias de Herlon Cavalcanti.
Tradição Musical de Transmissão Oral
Na Casa do Pife a vida pode ser transformada através da arte

Segundo Anderson do Pife, idealizador da Casa do Pife: "É o método de se passar o conhecimento musical de geração para geração, como tradicionalmente os mestres da cultura popular o fazem".
Desde quando surgiu, em dezembro de 2013, a Casa do Pife vem fazendo história não só mantendo a tradição musical, como também inovando pois possibilita surgimento de uma nova geração de pifeiros.
Alunos da Casa do Pife que compõe o quadro de integrantes da Orquestra de Pífanos de Caruaru
Aqui em Pernambuco, outra banda inclusiva é a Segnus, já bastante conhecida e se apresenta todos os anos num dos Polos do São João de Caruaru. Vamos falar sobre ela em outra matéria.

Nenhum comentário: