02/05/18

Do Matuto ao Clássico - Quando a poesia transforma vidas


Recentemente, o cenário cultural de Caruaru e região ganhou um verdadeiro presente. O CD 'Do matuto ao clássico', gravado pelo poeta e jornalista Hérlon Cavalcanti consiste em uma verdadeira aula de literatura. Fazendo jus ao título, a obra propicia que o ouvinte faça um 'passeio' por diversas vertentes poéticas, conhecendo um pouco do trabalho de poetas populares, como Nerisvaldo Alves, Zé da Luz e Chico Pedrosa e delicie-se com versos consagrados de autores da estirpe de Florbela Espanca, Castro Alves e Augusto dos Anjos.


Além do valor cultural, a obra possui um aspecto social muito bonito. Todo o lucro obtido com as vendas dos CDs será destinado ao Centro de Recuperação Rosa de Saron. Fundado no ano de 2001 pela missionária Jane Sueli Silva, o Centro atende a mulheres e adolescentes em situação de risco. Para se ter uma ideia, o local – que fica situado no Alto do Moura – recebe internas de várias partes do Brasil. A maioria delas possui um passado tristonho, marcado por alcoolismo, prostituição e envolvimento no mundo das drogas. Em 2012, a coordenadora, Jane Sueli, recebeu a Medalha do Mérito 'Heroínas do Tejucupapo' concedida pela Ordem dos Advogados do Brasil- seccional Pernambuco (OAB- PE), em reconhecimento à sua luta pela construção de uma sociedade igualitária.


É pertinente, ainda, salientar que o disco foi gravado no estúdio Margarida, na Capital do Agreste, sob a responsabilidade do proeminente músico Carlos Barboza. A arte da capa foi produzida por Wilson China e John Wesley, e consegue expressar simplicidade e elegância simultâneas, propiciando ao ouvinte um contato visual com aquilo que o conteúdo do disco se propõe a transmitir.


Convém registrar que a utilização da cultura como um recurso solidário faz parte da vida de Hérlon Cavalcanti. Desde quando passou a interagir ativamente no cenário cultural do município, ele organizou eventos com um foco social.


Outra característica de Hérlon é a união entre cultura e educação. Portanto, urge que o CD 'Do matuto ao clássico' esteja presente nas mais diversas escolas de Caruaru, sejam da rede pública ou privada. Com isso, os alunos – e mesmo os professores e demais funcionários – terão acesso não apenas ao trabalho de um artista, mas a recortes de toda uma produção criativa que retrata a identidade do nosso povo. Afinal de contas, a cultura é a marca que nos caracteriza, a educação é o alicerce sobre o qual se constrói o futuro e a solidariedade é essência peculiar dos seres humanos.


Escutar 'Do matuto ao clássico' é um deleite para o espírito, pois enriquece o acervo cultural do público e engrandece a sociedade. Um exemplo a ser seguido pelos artistas e pelos mais variados setores sociais. Um legado a ser usufruido pelas novas gerações.

Nenhum comentário: