13/06/18

Conselho de Cultura encerra mandato com encaminhamentos e avaliação deste primeiro ciclo


Por Marcus Iglesias
O primeiro mandato do Conselho Estadual de Políticas Culturais (CEPC), iniciado no dia 3 de junho de 2016, está chegando ao fim – encerrando assim um ciclo de dois anos de avanços na política cultural do estado. Na próxima quarta-feira (13) e quinta-feira (14), respectivamente na Casa dos Conselhos (na Boa Vista), e no auditório do Museu do Estado de Pernambuco, o CEPC realizará dois encontros que vão servir para avaliar o legado deixado pelos atuais conselheiros e conselheiras, além de propor encaminhamentos para quem for assumir o Conselho após o processo eleitoral.
De forma paritária, o CEPC é composto por 40 representantes, sendo 20 eleitos da Sociedade Civil, e outros 20 designados pelo Governo. Para Paula de Renor, atual Presidente do CEPC e conselheira eleita para o segmento Teatro e Ópera neste primeiro mandato, em 2016 a sociedade civil conquistou uma luta de anos ao conseguir um Conselho paritário, escolhidos num processo democrático.
“Depois de dois anos de trabalho árduo, estamos chegando ao fim do primeiro mandato do CEPC, deixando um legado para os próximos conselheiros: O Plano Estadual de Cultura de Pernambuco. Caberá a eles a fiscalização e execução deste Plano. Estamos num momento político em que uma sociedade organizada ganha amplitude em sua voz”, reforça a presidente do Conselho.
Segundo o Secretário de Cultura Marcelino Granja, que atualmente é Vice-Presidente do CEPC, mas ocupou o cargo de Presidente do Conselho até meados do ano passado, a posse do Conselho representa uma grande conquista do setor cultural de Pernambuco.
“Tínhamos uma demanda histórica para a renovação desta instância de participação e o Governo do Estado deu, nesta gestão, a resposta positiva. Além de todo o processo da Conferência e a elaboração do primeiro Plano Estadual, a participação da sociedade civil tem sido de extrema importância ainda para a consolidação de instrumentos democráticos e transparentes de acesso ao incentivo estadual, como os editais do Funcultura, do Carnaval, do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), das Paixões, entre outros”, destaca o secretário.
Na próxima quarta-feira (13), a partir das 14h30, o encontro terá como pautas a avaliação da IV Conferência Estadual de Cultura de Pernambuco; a participação dos conselheiros e conselheiras no FIG 2018; e a apresentação de um relatório de fechamento deste mandato. Já no dia seguinte, 14 de junho, também a partir das 14h30, será feita uma avaliação e um processo de fechamento para a transição ao novo ciclo do Conselho. Vale salientar que, também na quinta-feira (14/06), às 19 horas, ainda no Museu do Estado, está confirmada a realização da plenária final das eleições para renovação dos membros do Conselho de Políticas Culturais de Pernambuco.
Processo eleitoral do CEPC: Como previsto no calendário e nas resoluções, os próximos encontros a serem realizados são os de Cultura Popular de Matriz Indígena, na quinta-feira (7/06), às 15h. Também na quinta-feira (7/06), Teatro e Ópera, às 19h; Na sexta-feira (8/06), às 15h, o da Zona da Mata, e às 20h, o de Design e Moda; e, por fim, o de Arquitetura e Urbanismo, no dia 11 de junho, às 19h, Com exceção de Cultura Popular de Matriz Indígena, cujo encontro acontecerá em Águas Belas, todos os outros Fóruns serão realizados na Sede da Secult/Fundarpe (Rua da Aurora, 463 – Boa Vista, Recife).
Confira a programação e agenda das próximas reuniões do CEPC:
Quarta-feira (13) | 14h30
Casa dos Conselhos (Av. Oliveira Lima, 813 – Boa Vista, Recife)
Pautas:
1- Avaliação da Conferência;
2- Participação dos Conselheiros no FIG;
3- Relatório e fechamento do mandato;.

Quinta-feira (14) | 14h30
Auditório do Museu do Estado-MEPE (Av. Rui Barbosa, 960 – Graças, Recife)
Pautas:
1- Avaliação do mandato;
2- Fechamento;
3- Transição para o novo ciclo do Conselho.

cultura.pe

Nenhum comentário: