12/06/18

Seu Antônio.


Seu Antônio abre a festa
Com um ato casamenteiro.
Daí segue-se um estrondo,
Tiro de bacamarteiro.
Cada dia é uma atração
Canta Azulinho e Azulão,
É assim o mês inteiro.

O Dia de Santo Antônio é comemorado anualmente em 13 de junho.


Santo Antônio de Lisboa, ou Santo Antônio de Pádua nasceu em Lisboa no dia 15 de agosto, provavelmente entre os anos de 1191 e 1195.
Este é considerado um dos santos mais populares entre os brasileiros e portugueses. No Brasil, Santo Antônio é conhecido por ser o "Santo Casamenteiro", sendo que o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho no Brasil por ser a véspera do Dia de Santo Antônio.
De acordo com a “crendice” popular brasileira, neste dia as pessoas que desejam casar ou conseguir um namorado preparam simpatias para Santo Antônio, acompanhadas de orações.

Daí pensei: Crendice ou Crença?

Olhando pela etimologia vemos:

Crendice - É um estado mental que pode ser verdadeiro ou falso, pois é individual ou regional, crer em algo subjetivo. Diz-se de crenças que o povo criou, as quais podem ou não ser verdadeiras.

E quando a pessoa tem atos de crendices periódicos, como é o caso do período dos festejos juninos, creio eu que é mais pela brincadeira. Mas deve ter aqueles que esperam, sinceramente, pelo mês de junho, para cumprir com os rituais de crendices e se dar bem com a pessoa amada.

Veja um exemplo de crendice - Dizem que comer manga e tomar leite faz mal, mas é uma crendice popular.


Crença - Acreditar em algo. Ação de crer na verdade ou na possibilidade de uma coisa.

Crer em alguma coisa. A crença religiosa é um dos pilares do monoteísmo (judaísmo, cristianismo e islamismo). Mais exigente no segundo, devido ao dogma do único caminho e única verdade atribuídos a Jesus de Nazaré.


A suma da crença é: Ação de crer na verdade. Gosto dessa definição porque envolve ação cognitiva - Comportamento baseado em conhecimento de si próprio, dos outros e do mundo. Para essa ação de crer, não precisa ter períodos específicos durante o ano, a pessoa crer o ano todo.


Sendo assim, tenho sim atos de crendice e muito mais de crença.

Nenhum comentário: