28/06/18

Mais de 700 artistas participam de cortejo em homenagem ao São João de Caruaru


Neste sábado, o Maior e Melhor São do Mundo terá uma grande novidade: um cortejo à altura da grandiosidade da festa, que vai percorrer as ruas do centro mostrando toda a diversidade de ritmos, cores e personagens juninos. O cortejo vai reunir mais de 700 artistas que, durante o mês inteiro, passaram pelos palcos do São João Cultural. Ele será composto por 14 blocos, com cada um deles levando para as ruas uma manifestação diferente, são bacamarteiros, quadrilhas, batuqueiros, repentistas, artistas de circo, bandinhas de pífano e, claro, muito forró.

“Nossa ideia é que toda a arte, linguagem e cultura que envolvem o São João possam estar representadas neste grande folguedo, que vai às ruas para celebrar e interagir com as pessoas, reafirmando a força de uma festa que dialoga diretamente com nossas raízes”, afirmou o artista plástico e cenógrafo Walther Holmes, que, ao lado do diretor de teatro caruaruense Gabriel Sá, assina a direção de arte do evento. O cortejo também irá homenagear Marinete Lira, a única viva das três irmãs Lira, que juntas organizaram as primeiras festas de São João na cidade, no começo da década de 1970. Marinete irá desfilar em cima de uma charrete, decorada com imagens dos santos padroeiros da festa.

A concentração para o cortejo começa por volta das 16h, na rua 3 de Maio. O desfile está previsto para começar às 17h, atraindo quem estiver pelo caminho até a antiga estação ferroviária, onde funcionou o polo São João Cultural. Uma das preocupações dos organizadores foi garantir o respeito e a visibilidade às diferenças. Por isso, o cortejo terá entre os participantes um grupo de cadeirantes que, todos os anos, organiza uma importante quadrilha junina. Outro destaque são os grupos de maracatu, afinal para as religiões de matrizes africanas São João representa o orixá Xangô. “É uma festa democrática, participativa, e é importante que todas as culturas e crenças estejam representadas”, explica Walther. 

São João Cultural – O projeto São João Cultural é desenvolvido pela Luni Produções e Prefeitura de Caruaru com incentivos da Lei Rouanet e esteve em cartaz durante toda a programação junina da cidade. Filmes, apresentações, cinema, teatro e brincadeiras fizeram parte da programação do São João Cultural, que teve como objetivo trabalhar as tradições e raízes da mais importante festa popular do Nordeste brasileiro.

Serviço:
O quê? Cortejo Junino - São João Cultural
Data? Sábado, 30 de junho
Local? Concentração - Rua 3 de Maio
Hora? 16h

Nenhum comentário: