30/06/18

Noite junina feminina no Polo das Quadrilhas é um reflexo positivo de Políticas Públicas no Município

Foto: Arnaldo Felix

Ontem à noite (29) na antiga Estação Ferroviária de Caruaru foi um reflexo das diversas atividades de cunho social que vem dando certo na gestão. Ações desenvolvidas pelas Secretarias de Ação Social, de Desenvolvimento de Direitos Humanos e de Política Pública para Mulheres.
Foto: Arnaldo Felix

Teve apresentação do Espetáculo Bandeira de São João com 109 crianças das oficinas de ballet e teatro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) trabalhando uma temática que girou em torno do alerta sobre a importância da garantia dos direitos das crianças e adolescentes.


O evento fez parte das ações de assistência social que a Prefeitura de Caruaru realizou durante o São João, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH). 


A noite foi também para lembrar o São João de antigamente com a apresentação das cantoras que fizeram história no São João de Caruaru nas décadas de 1980 e 1990 e também por aquelas que chegaram há pouco tempo, mas que já contribuem para a cena cultural caruaruense. 

No palco, 12 atrações femininas se revezaram com a Banda As Fulô, a primeira de forró da Região Agreste do estado formada só por mulheres. Com as Fulô cantaram Joana Angélica, Marlene do Forró, Lucinha Torres, Chris Mendes, Ivete Cáiro, Edilene Lira, Leonora Moreno, Renilda Cardoso, Joana Angélica e Coral SPM. 

O momento foi também de poesia com Nelma Fagundes e Nay Harison de Lucena. O projeto foi um sucesso e fez todo mundo se divertir e dançar muito forró. O evento fez parte das ações desenvolvidas pela Secretaria de Políticas para Mulheres do município. "A cidade está de parabéns porque mulheres estão protagonizando o São João, o que só valoriza a força feminina também à frente de uma festa linda e importante como esta", ressaltou a espectadora Emília Ferreira.
Maria Alves e Severino Florêncio (FCTC) e Perpétua Dantas (SPM) 

Duas mulheres estão à frente dessas importantes ações durante esse período junino: Perpétua Dantas, pela Secretária de Políticas para Mulheres, e Maria Alves, pela Fundação de Cultura e Turismo. 

Ações da Secretaria de Política Pública para Mulheres ganharam boa visibilidade


Além do que aconteceu na noite de ontem, entre várias outras ações, teve a "Noite Feminina" no Polo Azulão, marcando o encerramento do Polo com chave de ouro e a intervenção LGBT no polo Mestre Camarão
Em suma, foram muitas noites com total protagonismo das Mulheres artistas de Caruaru.




Ações de acolhimento às famílias na Casa da Mulher, de apoio aos consumidores na nossa Feira da Mulher empreendedora ou no enfrentamento à violência, no Espaço Mulher.

A ativação dos três espaços na festa têm contribuído para o acolhimento social, proteção das mulheres e protagonismo feminino.
A vereadora Zezé Parteira em visita a Casa da Mulher
Perpétua assim se expressou em sua página no Facebook:

"A história da cultura em Caruaru também foi escrita por mulheres, continua sendo escrita por elas todos os dias. A noite de São Pedro no Polo das Quadrilhas foi pensada justamente para dar força e visibilidade ao movimento de mulheres artistas de Caruaru, merecedoras de todo respeito e reconhecimento. Um encontro de muitas gerações e de artistas brilhantes! 

Além de agradecer aos gestores da grandiosa festa, Perpétua fez questão também de mencionar sua família sempre presente, aos artistas e principalmente o empenho e dedicação da equipe:


"...a toda minha equipe da Secretaria, em especial Joana Figueredo que fez a apresentação de forma grandiosa, Elizabeth Gomes que é responsável pelas meninas do nosso Coral, Juliana Gouveia, Oscar, Nilma, Stefane, Fernanda, Sarah, pois para que um trabalho desses saia bem feito, produção, transporte, ofícios, costura de roupa, bastidores de uma forma geral, tem que estar bem articulado e a todas as demais pessoas que integram nossa equipe, pois todos e todas, direta ou indiretamente deram sua contribuição para que esse evento se tornasse real." 

A Secretária também falou com exclusividade ao blog:

"De fato é uma luta diária. Além de ações e dos programas que estamos tocando tem a violência diária que enfrentamos com nossas usuárias com medida protetiva contra maridos agressores! Essa é a parte do trabalho que ninguém vê porque é sigiloso. Mas fazemos tudo com alegria e esperança para a construção de um mundo Melhor! Também parabenizo vocês pelo trabalho desenvolvido."

Nenhum comentário: