
Harper Lee foi uma escritora norte-americana ganhadora do prêmio Pulitzer de Ficção em 1961 pela obra To Kill a Mockingbird, traduzida para o Brasil como O Sol é Para Todos.
Em "O Sol é Para Todos" a escritora Harper Lee aborda uma história extremamente humana através da visão da pequena Jean Louise (Scout), uma criança de sete anos alegre e questionadora. Durante a narrativa conhecemos a vizinhança do condado fictício de Maycomb, localizado no Alabama. Temáticas pesadas como preconceito, racismo, injustiça e intolerância são abordados sob o olhar inocente dessa criança, o que torna a narrativa mais leve. Atticus Finch, pai de Scout, é um homem justo e sensível para com as questões sociais.
Torna-se o advogado de defesa responsável por um caso onde um negro chamado Tom Robinson é acusado de ter estuprado uma moça branca na sociedade americana de 1930. Desde então passa a sofrer ataques por estar disposto a defender a inocência desse homem. No desenrolar do caso, a comunidade revela todo o seu preconceito racial e social e ao que parece ninguém está disposto a considerar a possibilidade de Tom Robinson ser inocente das acusações.
Apesar de tratar sobre questões tão sérias, o olhar inocente de Scout nos deixa um vestígio de esperança. Atticus é um pai amoroso e se esforça pra ensinar as melhores lições a seus filhos. É um homem que acredita que todo ser humano merece um julgamento justo independente de sua cor ou condição social. Um livro sensível, que nos mostra o quanto precisamos mudar e transformar a nossa realidade.
O livro é utilizado até hoje em várias escolas norte-americanas em aulas que enfatizam a importância da tolerância e o combate ao preconceito.
Nota: 5 ‘s
Detalhes da edição:
Editora: José Olympio; Edição: 22 (15 de maio de 2015)
Idioma: Português
Páginas: 36
Um comentário:
Fez parte de minha vida.
Postar um comentário