24/06/18

SIDARTA: UM LIVRO PARA TODA A VIDA!

Sidarta é um livro escrito por Hermann Hesse, um dos maiores escritores alemães e vencedor do prêmio nobel de literatura em 1946. Inspirado na vida  contada de Siddhartha Gautama, o Buda. Se você não conhece nada do Budismo e da cultura indiana não precisa se assustar.
O autor traz esses elementos pra enriquecer o enredo, já que o mesmo era alemão e morou um tempo na Índia. A discussão aqui vai além da doutrina e nós vemos isso claramente ao acompanhar a trajetória do protagonista.

"Que é que sabes fazer? Sei pensar. Sei esperar. Sei jejuar."
Sidarta é um jovem brâmane promissor que desde cedo dedicou-se a arte da meditação. Em certo momento, junto ao seu fiel amigo Govinda, decide abandonar sua vida atual para unir-se aos samanas, abdicando dos bens materiais em busca de mais aprendizado e paz interior. Durante essa jornada percebe que apesar de ter aprendido muito ainda não se sente inquieto e após três anos na companhia dos Samanas, os dois partem em mais uma jornada e assim encontram o Buda e conhecem sua doutrina.  Govinda decide seguir esse caminho, mas Sidarta afirma que o conhecimento não pode ser encontrado em doutrinas, apenas na experiência.
Na segunda parte do livro ele aprende as artes do amor com uma mulher chamada Kamala e se torna um comerciante. Passa da pobreza, para a riqueza, os jogos, apostas e bebidas. Após alguns anos sente-se vazio, desesperado por não ouvir mais sua voz interior, por não conseguir dormir e percebe que é incapaz de amar e se apegar as coisas. Assim decide abandonar esse estilo de vida e partir.  
A partir de então começa uma vida totalmente nova e passa a aprender a ser um balseiro. E é nessa etapa de sua vida que ele aprende mais e percebe o sentido de toda sua trajetória. As reflexões de Sidarta são inquietantes e nos faz pensar sobre nossa própria existência. Essa é a história de construção de um homem e o relato da busca pela satisfação de sua alma e a fuga de si mesmo. 
Um livro curto e prazeroso de ler. Um livro que com certeza vale a releitura em outro momento da vida. Apesar de tratar de assuntos complexos, a leitura é de fácil entendimento

Nenhum comentário: