24/07/18

Artigo - Aula Inovadora com Poemas da Poetisa Nay Harrison: Cultura Literária na Educação Profissional | IFPE Caruaru. Por Prof. Fábio Junior da Silva


Estimular a criatividade é uma tarefa muito difícil principalmente no universo acadêmico onde precisa-se teorizar tantos autores que embasam aquele conteúdo ou disciplina ministrada. Sendo o nosso maior desafio é prática associando-se ao momento global, contemporâneo e cultural da sociedade com a regionalização. Tentamos expressar os dilemas do trabalhador e as suas nuanças.


Então no planejamento e plano de aula que foi executado criou-se um momento intitulado de “Reescrever poemas de Nay Harrison para trazer inspirações ao mercado de trabalho e inovação no setor de vendas”. Algumas produções dos alunos a seguir:

LEVITAR – Davi Lima
“Fala das favelas quando diz becos minúsculos e metralhadoras, da criminalidade, das periferias dos perigos."

A MELODIA – Poeta EDGDAR BARBOSA
“Sobrecarga”.
Em meio ao delírio, á raiva, saber lhe dar com ela, com pessoas, gerente.
As pessoas vieram muito ativas, em todo momento procurando algo novo, e a empresa tá sempre buscando saciar o desejo do seu público.
Em questão a música, tem umas que são agitadas, já outras nos fazem repousar. Toda a logística da empresa deve ter o foco de satisfazer o cliente e o fazer repousar com qualidade.
A melodia preciosa ter uma harmonia tem que se encaixar, assim, numa empresa deve ter comunicação, pois é assim que tudo funciona que tudo é gerado.”



VOAR – Profa. Selma Josefa
“ Vale ressaltar que levando para o lado da reflexão podemos deduzir que a nossa vida, podemos voar, e conquistar os nossos desejos pois tudo depende de nossa ação para conquistar um espaço de destaque de liderança”.

ROSICLER – Maria Nataly da Silva
“No cotidiano de trabalho, almejo o sucesso enquanto outras desejam apenas dinheiro.”

ROSICLER – José Edinaldo
“Devemos pensar mais no próximo e se preocupar menos com nos mesmo e teremos um mundo melhor”

SERTÃO – Luan Henrique
“Conceituado no contexto arretado do nordestino que levando ao contexto político-econômico, trata-se da convivência no ambiente de trabalho.”

SERÁ FRIEZA? - Maricleide da Silva Santos
“No cotidiano do empreendedorismo a gente vai encontrar muitas inspirações e também vai receber muitos não.”

CARUARAS – Alex Ramos Xavier
“Papel em branco. Sem entender, sem inspiração, sem vontade, sono com sono... .”


O livro escrito da autora é LUZ E CENA da editora Candeiro Cartoneira que faz parte de edição limitada que é customizada e ecologicamente correta no primeiro evento Balaiô na Estação Ferroviária onde foram produzida 50 capas de forma atemporal, abstrata.

O componente curricular é a disciplina de comportamento organizacional é quem ensina, e esteve mediando à metodologia foi professor Fábio Junior da Silva, e traz esse enfoque de inovação, criatividade, resiliência e como o ser humano deve relacionar no mercado para atingir produtividade e sucesso.

O curso é específico na nossa região chamado de Vendedor na modalidade profissional e financiado pelo o programa PRONATEC, formatado e dirigido pelo o IF, e acontece na unidade Santa Cruz do Capibaribe no Centro de Educação Empreendera.

Prof. Fábio Junior da Silva, ADM – CRA- 13.040. Professor universitário, pós-graduação MBA, pesquisador e ativista sustentável.

Nenhum comentário: