01/07/18

RESENHA DO LIVRO: “ECOS” DE PAM MUÑOZ RYAN



“Ecos” é uma fábula escrita pela premiada escritora americana Pam Muñoz Ryan. A autora aborda fantasia com elementos históricos ambientados nas duas grandes guerras mundiais e a depressão econômica que assolou os Estados Unidos em 1930. Assim temos um conto de fadas dark misturado ao poder e encantamento da música.


No início da narrativa somos apresentados a um menino chamado Otto que se perde em uma floresta e encontra três misteriosas irmãs. Eins, Zwei e Drei estão sob a maldição de uma bruxa. As irmãs o ajudam a sair da floresta, mas o menino precisou prometer ajudá-las a se livrar da maldição passando adiante sua gaita que agora continha os espíritos das três.

Seu destino ainda não está selado.
Até na mais sombria noite
Uma estrela brilhará, um sino soará,
Um caminho será revelado.

O livro é dividido em três partes e ao longo dos anos a gaita pertenceu a novos donos, crianças que vivem dramas sociais. Na primeira parte somos levados a Alemanha de 1933, onde os ideais de Hitler se consolidavam. Temos um menino chamado Friedrich Schmidt que sonha em se tornar maestro e enfrenta o preconceito diário por possuir uma marca de nascença em seu rosto.

Na segunda parte temos Mike e seu irmão mais novo, que vivem na Filadélfia, Estados Unidos. Os dois vivem em um lar para crianças desamparadas. Mike é um pianista prodígio e os dois dividem o amor pela música e se esforçam para permanecer juntos.

Na terceira parte, somos transportados para a Califórnia de 1942 e conhecemos a história de Ivy, filha de imigrantes mexicanos em busca de uma vida melhor nos Estados Unidos. A garotinha ama tocar gaita e se esforça para que seus pais compreendam o seu amor pela música.

Apesar de viverem dramas diferentes, todos têm suas vidas transformadas pela música e no fim, elas se conectam de alguma forma. Sentimos empatia por cada personagem. Torcemos e nos emocionamos junto com eles. Aqui temos uma obra infanto-juvenil que consegue falar sobre temas complexos de forma inspiradora.

Todas as crianças possuem algo em comum, pois são crianças sonhadoras, apaixonadas pela música e enfrentam inúmeras dificuldades. O desfecho de cada história nos ensina a ter mais esperança e acreditar na possibilidade de viver dias melhores. A edição está um primor e foi lançada pelo selo Darklove da editora Darkside Books, conhecida pelo capricho gráfico em cada obra publicada. 

Um livro que encanta em todos os sentidos.

Capa dura: 368 páginas
Editora: DarkSide; Edição: 1ª (27 de julho de 2017)
Idioma: Português
Nota: 5/5

Nenhum comentário: