21/07/18

Vamos celebrar 25 de julho: o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana!


Na próxima quarta-feira, 25 de julho, comemora-se o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Em homenagem à data, a Fundação Cultural Palmares (FCP) publica uma série de postagens em seu site e nas suas redes sociais sobre essas guerreiras, que encaram a luta do dia a dia no trabalho, na família e em todos os ambientes, muitas vezes em condição de desigualdade, enfrentando o duplo preconceito de gênero e de raça, sendo vítimas do racismo, do machismo, do sexismo, da misoginia e da intolerância religiosa. Parabéns, mulheres negras brasileiras, latino-americanas e do mundo!
Esta importante data surgiu em 1992, durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, realizado em Santo Domingo, na República Dominicana. Na ocasião, criou-se a Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-Caribenhas e estabeleceu-se o 25 de julho como Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha.
Em 2014, a Lei nº 12.987/2014 também tornou o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza de Benguela foi uma líder quilombola no século 18, do Vale do Guaporé, em Mato Grosso. Com a morte de seu companheiro, ela assumiu a luta da comunidade negra e indígena contra os opressores portugueses até a destruição do quilombo. Há controvérsias se Tereza morreu na guerra ou se terminou prisioneira, mas seu exemplo de resistência permanece no presente.

Nenhum comentário: