
Romance escrito pela escritora britânica Jane Austen e publicado pela primeira vez em 1813 na Inglaterra. Parece ser um romance ingênuo com mocinhas que só pensam em casamento, mas a obra nos permite apreciar por meio dos diálogos os valores e a moral da sociedade aristocrática inglesa.
"É verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro e muito rico precisa de uma esposa."
Elizabeth Bennet é a nossa protagonista e vive com seus pais e mais quatro irmãs (Jane, Kitty, Lydia e Mary). Ela e sua irmã mais velha convivem com a pressão de sua mãe, que tem o único propósito de casar suas filhas com homens ricos e bem-apessoados. Na Inglaterra do século XVII, as mulheres ascendiam socialmente por meio do dote. Apesar de toda a pressão pela conquista do casamento, Elizabeth tem suas próprias ideias e não pretende casar sem a existência da admiração e do amor. Quando o Sr.Bingley aluga uma propriedade chamada Netherfield, perto da propriedade dos Bennet, os vizinhos ficam entusiasmados. Bingley tem uma postura amável e agradável e logo se apaixona por Jane, a Bennet mais velha. Darcy, o seu amigo, mantém uma postura distante e desconfiada que faz muitos interpretarem mal o seu caráter.
Logo de início Darcy enxerga Elizabeth como uma mulher apenas tolerável, mas logo passa a admirá-la. Ele luta contra o seu preconceito e demora a admitir que está apaixonado por ela. Eliza o considera arrogante e por causa do seu orgulho demora a conhecer o seu verdadeiro caráter.
A história possui várias adaptações para o cinema, entre elas está o filme de 2005, dirigido por Joe Wright e Keira Knightley interpretando Elizabeth.
"Não sei determinar a hora, o lugar ou o olhar, ou as palavras que lançaram os fundamentos. Faz muito tempo. Já estava no meio quando percebi que tinha começado."
Detalhes da Edição:
A edição que eu li é da editora Martin Claret e possui três histórias da autora em um único volume. Além de Orgulho e Preconceito, a edição possui Razão e Sensibilidade e Persuasão.
Capa dura: 632 páginas
Editora: Martin Claret; Edição: 1ª (1 de junho de 2015)
Nota: 5/5
Nenhum comentário:
Postar um comentário