19/09/18

Especial 20 anos de O Grande Encontro - parte 2


Voltando mais ainda no tempo, os encontros primordiais do trio aconteceram a partir do final dos anos 1960, mas se intensificaram no começo da década seguinte. Alceu e Geraldo se conheceram em 1969, quando se encontraram em um bar do Recife. Ficaram amigos. No ano seguinte, a amizade se aprofundou quando ambos se reencontraram no Rio de Janeiro, em aproximação orquestrada por Carlos Fernando, parceiro constante de Geraldo. Um mostrou o próprio repertório ao outro. Já no segundo dia, compuseram juntos “Talismã”, a primeira parceria. Outras músicas foram nascendo, até que estrearam juntos em disco, no clássico LP “Quadrafônico” (1972), que conjugava música de raízes nordestinas e rock psicodélico.

Elba Ramalho
Elba chegou ao Rio em 1974, levada pelo grupo pernambucano Quinteto Violado, com quem faria um show. Era atriz profissional na Paraíba. A temporada carioca, no entanto, não teve grandes consequências e o Quinteto logo percebeu que era hora de voltar para casa. Mas Elba queria ficar. Passou a ser frequentadora assídua do Baixo Leblon. Ali, conheceu Carlos Fernando e Geraldo. Alceu, ela foi conhecer no Posto 9, a praia da contracultura carioca, em Ipanema. Ainda àquela altura, Elba queria ser atriz e não pensava em viver de música. E foi nesse ofício que trabalhou com Geraldo Azevedo pela primeira vez, quando integrou o elenco da peça “A Chegada de Lampião”, cuja trilha sonora ele assinava. Começaram a andar juntos todos os dias. Alceu logo se juntou ao grupo, fechando o trio.


O tempo passou e tudo o que foi feito por eles se entrelaçava em alguma medida, em processo afetivo de fortalecimento mutuo. Depois do álbum em dupla, Geraldo compôs e tocou viola e craviola na estreia solo de Alceu, no espetacular LP “Molhado de Suor” (1972). Seguiram compondo e lançando canções em dupla. Já Alceu contribuiu como compositor e backing vocal – ao lado de Elba – do primeiro disco individual do companheiro, “Geraldo Azevedo” (1977). A canção “Táxi Lunar”, lançada por Geraldo em seu álbum “Bicho de 7 Cabeças” (1979), é parceria dos dois com Zé Ramalho. Já a faixa que nomeia o álbum, foi o primeiro dueto de Geraldo e Elba. Quando ela percebeu que seu imenso talento como cantora havia engolido qualquer possibilidade de se dedicar à carreira de atriz, tanto Alceu quanto Geraldo passaram a contribuir com repertório para seus discos. Confiaram à voz dela alguns futuros clássicos, como “Canta Coração”, “Espiral do Tempo”, “Porto da Saudade” e “Canção da Despedida”.

Continua...


Nenhum comentário: