16/10/18

"Não precisamos deixar de ser competitivos, mas é preciso uma nova postura nessa reta final da eleição"

Marcelo Gomes (PSB) e Silvio Nascimento (PSL) solidariedade e maturidade.
Política se faz com debate de ideias e diálogo, onde as divergências ficam no campo das propostas e não no campo pessoal. O embate deve ser dentro das normas legais democráticas e do respeito aos direitos e garantias individuais.
As campanhas são movidas pelo calor da emoção, e em muitos casos por paixões exacerbadas, por este ou aquele candidato, acontecem os desafetos e até mesmo xingamentos em redes sociais.
Há poucos dias do dia da eleição vemos o espírito competitivo superar a boa convivência e com seus apaixonados apoiadores predomina o pensamento que o “meu” presta e o “seu” não vale nada. 
É época de discernir inimigos de adversários. Misturar isso é um erro infantil e desnecessário. 

Quem vai vencer essa batalha do voto? 

O comum é que aquele que consegue agregar mais lideranças e partidos em torno de sua visão e acumular mais confiança da população em torno de suas idéias se eleja e consiga começar um novo tempo na administração pública da nação. Mas essa eleição está trazendo um fato novo, ao menos no Brasil, já que a eleição nos Estados Unidos também se verificou mais tarde isso: a Fake News. 
No meu caso pessoal, os ataques foi no campo da minha opção de fé, acabei sendo 'excomungado', no sentido literal da palavra, por parte de irmãos evangélicos, ainda que na igreja em que congrego não tenha sido tratado assim. Mas também fui atingido no campo profissional, quando colocaram em cheque minha idoneidade no exercício do jornalismo.

Registro a gratidão pela solidariedade recebida de tanta gente conhecida de perto e mais distante, e de vários segmentos. Na fala do vereador do PSB, Marcelo Gomes, partido que está apoiando o candidato Fernando Haddad (PT) na sessão ordinária de hoje (16/10), recebi da tribuna sua solidariedade:
"Essa onda está me preocupando muito. Aqui eu quero me solidarizar com o jornalista e companheiro aqui da Casa, Paulo Nailson, que foi vitima de agressões via redes sociais" pontuou.

Por parte da liderança do PSL, partido do candidato Bolsonaro, o vice-presidente estadual do PSL, Silvio Nascimento acrescentou que me considera "uma pessoa séria e respeitadora. Jornalista focado na cultura que sempre teve um comportamento ético e promoveu ações produtivas" disse, afirmando que discorda e combate seja qual for o tipo de agressividade principalmente se "for motivada por posicionamentos políticos ou mesmo de opinião". 
Ele concluiu: "como vice-presidente estadual do PSL afirmo que sempre fui tratado com imparcialidade e cordialidade por este colega de profissão. Sigamos mantendo nossos posicionamentos, mas acima de tudo o respeito."

Que na campanha predomine o respeito e tolerância aos oponentes, estes podem e devem ser adversários o que não precisa é ser inimigo. Por fim, que o voto reflita a compreensão que o cidadão tem do que quer para sua Nação. Para isso é fundamental eleitores mais conscientes e responsáveis tanto em suas escolhas como em seus atos.

Nenhum comentário: