20/11/18

Arcoverde recebe o Festival Arte da Palavra


Começa nesta quarta-feira (24/11) um encontro de escritores e escritoras no Sesc Arcoverde. É o Festival Arte da Palavra (Farpa), ação que integra o projeto Arte da Palavra, do Departamento Nacional do Sesc, que tem como objetivo fazer uma ampla reflexão sobre o ofício da escrita e sua importância na atualidade. As ações serão realizadas no Teatro Geraldo Barros, no Espaço Escadaria e no Centro Educacional, todos do Sesc; na Praça Winston Siqueira, no Alto do Cruzeiro, na Avenida Antônio Japiassu, no Coreto da Praça da Bandeira e no Tom Chopin Bar até sábado (24/11). Todas as atividades são gratuitas.

O Farpa, segundo Fred Girauta, Técnico de Literatura do Sesc Nacional em sua primeira edição nacional, objetiva ser “uma espécie de culminância do nosso Circuito Literário, o Arte da Palavra. A programação do Festival deve contemplar os autores que participam do circuito e autores locais, privilegiando a diversidade de gêneros literários e possibilitando o intercâmbio de autores de todo o Brasil. A escolha de Pernambuco para sediar o primeiro Farpa não é à toa. O regional se destaca pelo trabalho de excelência que realiza na área da Literatura, servindo de exemplo a todos nós que batalhamos pelo fomento da leitura e desenvolvimento da prática literária”.

É um importante espaço em que escritores de todo o país, integrados aos escritores de Pernambuco e de Arcoverde estabelecem diálogos na diversidade. Serão muitas e diferentes experiências que serão postas ao debate. O Arte da Palavra é um projeto realizado em três blocos, o Circuito de Criação, o Circuito de Escritores e o Circuito de Oralidades. Durante o FARPA os participantes estarão participando de Mesas de Diálogos, Terreiros de Oralidades, Diálogos Interculturais, Cortejos, Intervenções poéticas e artísticas, além de participarem de tardes de autógrafos e de assistirem a recitais, apresentações de teatro, dança e música em conexão com a literatura. Também, na programação, os públicos terão acesso a exposições literárias, Revista Palavra e diálogo com escritor vencedor do Prêmio Sesc de Literatura.

Entre os participantes, estão confirmados Joca Reines Terron (SP), Sidney Rocha (CE), Cida Pedrosa (PE), Letícia Brito (RJ), Saulo Ribeiro (ES), Mário Rodrigues (PE), Mariana Ianelli (SP), Vitor Pirralha (AL), Pelé do Manifesto (PA) e Dennis Radünz (CS), dentre outros, além de autores de Arcoverde. “Este será um momento importante, teremos a oportunidade de conversar sobre temas emergentes, sobre processos de criação, o papel da literatura, diálogos entre linguagens e, principalmente, um lugar para conversarmos sobre o Arte da Palavra, indiscutivelmente uma grande rede da literatura no Brasil”, afirma José Manoel, gerente de Cultura do Departamento regional do Sesc em Pernambuco.

Este ano, o Arte da Palavra circulou por 79 cidades, levando ao público o trabalho de 70 escritores, rappers, contadores de histórias e outros artistas da palavra. “Receber um encontro como o Farpa em nossa Unidade é, sem dúvida, um imenso prazer. Poder ter grandes nomes das palavras com atividades tão importantes para o público nos enche de alegria”, ressalta Águida Cardeal, gerente do Sesc Arcoverde.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br

Nenhum comentário: