20/11/18

Semana da Juventude é vivenciada em Pernambuco


Capacitação, competições esportivas e apresentações culturais, a Semana Estadual da Juventude promete agitar a rotina de escolas estaduais e casas da juventude de oito municípios de Pernambuco, de  ontem (19), até o próximo dia (24).  A iniciativa é do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), junto com o Comitê Intersetorial (CIPPJ) e o Conselho Estadual de Políticas Públicas de Juventude (CEPPJ).
As atividades iniciaram na manhã de hoje (19), na cidade de Olinda com posse do comitê do Programa Identidade Jovem pela manhã, seguido de recital, e à tarde uma palestra com Cristiano Pimentel, procurador do Ministério Público de Contas (MPCO). Com o tema “Juventude no Orçamento”, o procurador irá mostrar aos gestores de juventude e demais público presente, a importância de entender como funciona o orçamento público e como os gestores jovens podem fazer uso do mesmo para implementação das políticas públicas voltadas para juventude.
Seguindo as comemorações no interior, a Capital do Forró, Caruaru, receberá na quarta – feira (21), a partir das 9h, rodas de diálogo com a temática: “O Estatuto é Nosso e Juventude no Controle” para alunos das Escolas Estaduais Professora Jesuína Pereira Rêgo e Professor José Bione. À tarde, a Associação de Ensino Superior, Asces será palco para o ll Seminário intitulado: Juventudes, Direitos Humanos e Administração Pública.
Já na quinta – feira (22), será a vez dos adolescentes do sertão, cidade de Arcoverde, participarem de rodas de diálogos e seminário. Dia (23), a caravana desembarca no município de Gameleira e na sexta – feira (24), encerramento das atividades, a comunidade de Santo Amaro, no Recife, receberá uma ação do Governo Presente Especial para Semana Estadual de Juventude e em Jaboatão dos Guararapes, os adolescentes poderão conferir exibições de jogos digitais através da Liga Pernambuco Gamming Geek (LNGG).
Para o secretário Cloves Benevides (SDSCJ) a Semana é uma oportunidade única para a os jovens aprenderem um pouco mais sobre seus direitos e deveres, e ainda ter acesso ao mercado de trabalho, por meio de qualificação profissional, e outras ações afirmativas para o segmento. "Com esta estratégia, ampliamos o diálogo com jovens dos territórios, oferecendo, entre outras coisas, uma oportunidade de construção da cidadania, por meio da formação técnica percorrendo várias localidades do Estado”, completou o Secretário.
A Semana Estadual de Juventude foi instituída pela lei nº 13.325/2007 e tradicionalmente é celebrada na quarta semana do mês de outubro. No entanto, devido ao calendário do segundo turno das eleições municipais, as comemorações ficaram para este mês de novembro. Trata-se de um conjunto de ações e atividades voltado.

Nenhum comentário: