13/01/19

Estante da Joy - A CASA DOS BUDAS DITOSOS (JOÃO UBALDO RIBEIRO por Joyce Suelly


Sobre o Autor: João Ubaldo Ribeiro nasceu em 1941 em Itaparica, na Bahia. Foi escritor e membro da Academia Brasileira de Letras. Teve algumas obras adaptadas para o cinema e ganhou o prêmio Camões de 2008, entre outros. Faleceu em 2014 aos 73 anos.
Sinopse da Editora: O livro traz a história de CLB, uma mulher de 68 anos, nascida na Bahia e residente no Rio de Janeiro, que jamais se furtou a viver - com todo o prazer e sem respingos de culpa - as infinitas possibilidades do sexo. Seriam as memórias desta senhora devassa e libertina um relato verídico? Ou tudo não passa de uma brincadeira do autor? Nunca saberemos. Importa é que ninguém conseguirá ficar indiferente à franqueza rara deste relato e a seu humor corrosivo.

O livro faz parte da série plenos pecados e aborda a luxúria através do relato de uma mulher misteriosa beirando os setenta anos. O autor inicia dizendo que recebeu as fitas autobiográficas de uma mulher baiana, que tinha o desejo de ver sua história contada para outras pessoas. A mulher em questão relata suas intensas experiências sexuais ao longo da vida. A narradora mostra o que conquistou através da oferta do prazer. O prazer que ela sentia não consistia apenas nas conquistas, mas também em conhecer o próprio corpo e o das pessoas que se relacionava. O livro vai além das aventuras sexuais dessa mulher, pois traz inúmeras reflexões sobre como a sociedade enxerga o sexo e o papel das mulheres. O autor defende que as mulheres tenham a mesma liberdade sexual que os homens e relata as dificuldades que as mulheres encontravam e ainda encontram para se relacionar sem as convenções sociais. Por ser um relato de fácil entendimento a leitura flui muito bem. É considerado um livro polêmico, mas que com certeza merece ser lido por aqueles que estão abertos às questões que o livro discute.

Um comentário:

maristela farias disse...

Não é polêmico. É real