16/01/19

O Amor é como um rio que dá vida – por Jénerson Alves


“No município de Monteiro-PB, as águas do Rio São Francisco deságuam no Rio Paraíba através de um túnel da transposição. Do mesmo modo, o pecado deságua no coração humano através do delito de Adão”. Foi com uma analogia mais ou menos assim que o jovem Arthur Maximiano, concluinte do curso de Engenharia Florestal na Universidade Federal de Campina Grande-PB começou uma breve palestra ontem (terça-feira, 15), em uma ação social ocorrida na Creche do Perpétuo Socorro, em Salgueiro, município do semiárido do sertão central pernambucano que fica a mais de 300 quilômetros de Caruaru.



Ele era um dos mais de 70 voluntários que participaram do projeto missionário da Igreja Congregacional. Vindos de cidades de Pernambuco, da Paraíba, da Bahia e até mesmo de outros países, como Guiné Bissau e Paquistão, eles levantaram o lema ‘Ele me deu vida’, referindo-se à Jesus de Nazaré, apresentando o amor cristão de forma prática, interferindo positivamente no cotidiano de comunidades carentes. A ação atendeu a cerca de 400 oferecendo gratuitamente serviços como corte de cabelo, assessoria jurídica, enfermagem, assistência social, consulta médica – inclusive saúde da Mulher – e emissão de documentos.


Chamou a atenção a comparação feita pelo jovem, reproduzida no início do texto, pois ele deixou claro que o pecado causou impactos em todas as esferas da vida humana – psicológica, espiritual, emocional, física e social. Contudo, projetos assim mostram na prática que a obra do Senhor Jesus através do Espírito Santo é capaz de redimir todos os aspectos da vida humana. Para compreender direito estas analogias, é preciso entender o conceito de ‘pecado’ que adotamos neste artigo, o qual pode ser sintetizado nas palavras do educador cristão J. Oliver Buswell: “Pecado pode ser definido como como qualquer coisa na criatura que não expresse ou que seja contrário ao caráter santo do Criador”.


Neste contexto, a Igreja se apresenta como uma agência propagadora dos valores do reino de Deus, cuja importância da qual jamais pode ser superestimada. Este trabalho em Salgueiro, de certa forma, pode ser considerado um ‘marco inicial’ para a implementação da Igreja Evangélica Congregacional Vale da Bênção naquele município, sob a orientação da 2ª IEC Vale da Bênção de Caruaru, que fica situada na Vila Kennedy. Para realizar o evento, a entidade religiosa contou com o apoio da Prefeitura do Município de Salgueiro, da Secretaria de Defesa Social do Estado e do deputado estadual eleito Delegado Lessa. Neste sentido, a proposta da comunidade local é tornar-se um ambiente terapêutico não apenas no aspecto espiritual dos seus membros, mas também no aspecto social.

Diante de tamanho desprendimento e desta visão com relação à vida, percebo que a essência de todo este trabalho não é outra, a não ser o Amor expresso por Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que, uma vez ‘desaguado’ no coração de seres humanos pecadores, torna-os coparticipantes de uma obra de transformação de vidas, como rios caudalosos que mudam positivamente a geografia de onde estão inseridos.



2 comentários:

Ana disse...

Lindo texto

Unknown disse...

Lindo ver o povo de Deus realizando o msndammand do Amor ,o msim usafo por Cristo amar o próximo,onde em tempos difíceis de se ver o amor ao próximo,parab par a titod que com garra e determinação participaram desse lindo projeto.A igreja do Senhor não pode parae!