21/01/19

RESISTÊNCIA OU PIRRAÇA? por Nelson Lima


Sempre fui encabulado com “moda”, pois estamos sempre copiando os outros, usando e fazendo o que os outros ditam, às vezes nem gostamos, mas passou na televisão então é da hora. E “moda” nos falares então, pega ligeiro que só coice de bacurim. Pra não citar todas, uma das últimas foi “sustentabilidade”, rapaz viralizou ligeirinho. Ôpa, já citei outra,“viralizou”.  

Mas, sustentabilidade  começou a aparecer em tudo que  era colocação verbal, tema até de muitos palestrantes nacionais. Ainda está em circulação, mas tem uma outra que vejo - tão antiga quanto “sustentabilidade”, que circula nas manifestações artísticas, guiçá no país inteiro. Me refiro à palavra “resistência”! 

Mas vamos logo rever o significado etimológico dessa palavra: Ato ou efeito de resistir. Força que se opõe a outra, que não cede a outra. Força que defende um organismo do desgaste de doença, cansaço, fome, etc. Aquilo que se opõe ao deslocamento de um corpo que se move. Capacidade de prolongar um determinado trabalho pelo maior tempo possível. Força, disposição para prosseguir. 

Observe que a palavra Força é o carro chefe da “resistência”. Logo, é só um jeito diferente de dizer a mesma coisa. Daí eu vejo os artistas fazendo uma “força” para não sei o quê! Uns forçam para que se tenha público, outros forçam para que os poderes públicos invistam mais, tem os que forçam para se manterem em determinado local e ainda os que forçam para que gostem do seu produto artístico. 

O que me levou a escrever esse texto foi uma entrevista no programa Encontro de Fátima Bernardes da segunda 14 p.p, onde entre outros estava Heloísa Périssê, atriz, humorista, dubladora, autora e roteirista brasileira, de vasta atuação no cenário artístico brasileiro. Ela divulgou seu espetáculo teatral “Lolocas”, que está no Teatro dos Quatro, Rio de Janeiro de sexta a domingo até o dia 24 de fevereiro.

No final ela bradou: Teatro é resistência! Sabe-se que Teatro por aquelas bandas tem público certeiro, daí pensei: tá resistindo a que? Ou seja, é mera moda. Tem “Resistência” que na verdade é “Pirraça”. Pirraça é: Fazer de propósito com o intuito de provocar, amolar, encher o saco.

Atribui-se ao comportamento proposital do indivíduo que não aceita a opinião contrária a sua, continuando a fazer o que ele acredita que é o correto ou apenas para provocar o outro. Mal criação, manha de forma exagerada, discordar gritando, etc... 
Já viu a seguinte expressão: Essa criança tá com birra!

Por esse Brasil afora tem muitos artistas “birrentos”


Nenhum comentário: